Oficina da Fundat ensina técnicas de Português para preparação de currículo

Formação para o Trabalho
11/11/2019 16h44

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizou, nesta segunda-feira, 11, a oficina Técnicas Básicas em Português, no auditório da Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória (Elese), visando a qualificar a população aracajuana para o ingresso no mercado de trabalho.

A oficina cumpriu o papel de aprimorar o participante diante dos desafios profissionais, e auxilia-lo a preparar um currículo e  saber como se portar em entrevistas de emprego, a partir das técnicas em português que instruem melhor a preparação de um bom material, fundamental para a futura contratação.

Durante a oficina, os participantes aprenderam a importância de elaborar um currículo bem estruturado, que deve apresentar conteúdo de qualidade e as competências profissionais desenvolvidas, informações que mais interessam aos contratantes.

A professora de língua portuguesa e instrutora da oficina Michele Gois, ressalta a necessidade da oficina, reforçando que o intuito é ensinar técnicas de comunicação, principalmente para uma entrevista de trabalho.

"Às vezes, são solicitadas em entrevistas de emprego, cartas de apresentação, e um dos maiores erros cometidos são os erros de português na escrita, o que acaba desclassificando o candidato imediatamente. São erros básicos que acabam ganhando força por conta da internet, que acaba abreviando palavras, e fazendo com que as pessoas tenham uma linguagem mais coloquial, prejudicando o seu desempenho na entrevista de emprego", explica Michele.

Michele também reforça a importância da Fundat oferecer oficinas como essa para população, com o foco de atender uma demanda pouco vista em demais instituições. A medida acaba atraindo oportunidades para as pessoas através do conhecimento passado nas capacitações, por exemplo.

Preparação profissional

Além de um bom desenvolvimento na escrita, a oficina de Técnicas Básicas em Português aborda o quão fundamental é ter um bom currículo, comdestacado por Sandra Regina, aluna da oficina, que defende a importância de um currículo adequado às necessidades do mercado de trabalho.

"Eu já sou formada em Pedagogia, porém não deixo de vir a essas oficinas ofertadas, ainda mais na área de Português ou redação, porque só contribui ainda mais para o meu currículo, me diferenciando dos demais na hora de obter um bom emprego", afirma Sandra.

Vale ressaltar que a Fundat também trabalha com o cadastro de currículos, ou seja, após o aprendizado adquirido na oficina, os alunos tem a oportunidade de cadastrar o currículo ou atualizá-lo na sede da Fundat, localizada no calçadão da rua João Pessoa, 127, Centro, (com atendimento de segunda a sexta, das 07h às 17h) ou no Espaço Fundat do shopping Riomar (com atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h). Os documentos necessários para o cadastro ou atualização são: RG, CPF e o currículo.