Prefeitura celebra mais um ano do grupo de diabéticos da UBS do Orlando Dantas

Saúde
12/11/2019 16h14

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), comemorou nesta terça-feira, 12, os cinco anos de existência do Grupo de Diabetes “Adoçando a Vida”, atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela, localizada no Conjunto Orlando Dantas. Para tanto, os servidores da unidade organizaram diversas atividades lúdicas para os 30 integrantes do Adoçando a Vida.

O grupo de diabéticos foi criado em novembro de 2014 e os participantes se reúnem uma vez por mês para atendimento coletivo e para discutir sobre diabetes tipo 2, aplicação de insulina, hábitos alimentares, dentre outros temas.

“Todo mês temos um profissional que passa orientações pertinentes ao diabetes. Os participantes são pessoas sempre muito alegres, e não é o açúcar que vai tirar a alegria deles. Juntos, aprendemos a viver bem com uma alimentação saudável. O grupo é apoiado pelos servidores da UBS, pelos alunos e representantes de universidades”, afirma a enfermeira Rute Silva, uma das organizadoras do grupo.

Para a assistente social da Unidade, Ana Paula Vila Lobos, o grupo também tem momentos de confraternização. “Aqui os participantes se tornaram uma família e aprendem de uma forma bem acolhedora como cuidar da doença. Temos visto, através dos índices, a melhora da saúde deles depois que começaram a participar do Adoçando a Vida”, explicou.

Importância
Para o aposentado Edvaldo Cardoso, este grupo teve muita importância na vida dele. “Até porque quando nós somos diabéticos temos os médicos, mas somente nas consultas não conseguimos extrair toda a sabedoria que aprendemos neste grupo”, disse.

Mara Santos de Almeida participa há dois anos do grupo e se diz feliz com o que aprende nos encontros. “Faço parte da Academia da Cidade e vou a todos os passeios do grupo. É algo muito bom para a minha vida estar envolvida com estas atividades”, destacou.

Também integrante, Mara Souza começou a participar das atividades antes mesmo de receber o diagnóstico de diabetes, por meio do acompanhamento de uma vizinha. “Eu gostei e fiquei participando. Cada mês aprendo algo novo, mesmo só prevenindo a doença. O Adoçando a Vida é um grupo muito ativo, que funciona e surte efeito, com um trabalho também educativo”, avaliou.