No Santos Dumont, Prefeitura leva práticas corporais a alunos de escola municipal

Saúde
12/11/2019 16h29

Fruto da parceria entre as secretaria municipal da Saúde (SMS) e da Educação (Semed) da Prefeitura de Aracaju, o Programa Saúde na Escola (PSE) tem entre seus objetivos levar ações de promoção à saúde aos alunos da rede pública municipal de ensino. Nesta terça-feira, 12, com o apoio do Programa Academia da Cidade (PAC), o PSE realizou uma prática corporal com dança para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Letícia Soares de Santana, no bairro Santos Dumont.

O PSE atua a partir de 12 eixos recomendados pelo Ministério da Saúde, um dos quais a realização de práticas corporais, atividade física e lazer. “A atividade física é uma grande aliada no combate à obesidade e ao sedentarismo, e o PAC reforça a parceria entre a SMS e a Semed, promovendo práticas corporais que estimulam hábitos saudáveis entre as crianças e adolescentes”, explica a referência técnica do Programa na SMS, Aline Guimarães Vieira.

O diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Letícia Soares, Marcelo Siqueira de Santana, avalia essa parceria como fundamental para qualificar os índices de rendimento escolar das crianças. “As técnicas da Saúde vêm mensalmente à escola, e em comum acordo, a gente planeja essas atividades. Além disso, também há uma preocupação com a questão da nutrição, a regularidade no cartão de vacinação. Cuidar da saúde dos alunos faz toda a diferença no rendimento escolar, tanto que no ato da matrícula exigimos o cartão SUS, de vacinação, para ter esses acompanhamentos que são requisitos para a matrícula”, comentou.

Segundo Marcelo, por ofertar o Ensino Fundamental, a Emef Letícia Soares trabalha com alunos do 1º ao 5º ano no turno da manhã e à noite com Educação de Jovens e Adultos. “O total é de 458 alunos, e incluídos no projeto de práticas corporais são cerca de 320 alunos participando”, pontuou o gestor escolar, ao destacar que nesta última prática participaram os alunos do 3º ano.

O responsável pelas práticas corporais nesta Emef é o professor do PAC, Wesley Barreto Santos, que também é ministra aulas no Polo do PAC no Santos Dumont. “Estamos desenvolvendo três práticas aqui na escola. E essa atividade de hoje, que sempre acontece às terças-feiras, envolve a dança. Além daqui, também promovemos essas práticas corporais com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Eugênio do Nascimento, daqui do Santos Dumont”, afirmou o professor, ressaltando que o Programa Academia da Cidade é desenvolvido nos bairros por meio de polos e envolve o público em geral, sem restrição de idade, com crianças, adultos e idosos.