Prefeito participa do lançamento do Plano de Desenvolvimento de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
12/11/2019 17h51

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na tarde desta terça-feira, 12, do lançamento do Plano de Desenvolvimento de Sergipe para os anos 2020-30. Iniciativa da Assembleia Legislativa de Sergipe, o estudo será construído pela Fundação Dom Cabral, com a participação de diversos setores da sociedade. O objetivo é mapear os setores produtivos do Estado, coletando dados e apontando caminhos para a sustentabilidade da economia estadual.

“Estou com o coração radiante de alegria e esperança por participar deste evento. Parabenizo a Assembleia Legislativa pela iniciativa de propor a discussão de um novo ciclo econômico para o Estado. Precisamos introduzir o nosso estado num novo patamar de desenvolvimento e não tem maneira melhor de enfrentar as dificuldades do que com planejamento. Isto exigirá de nós acuidade, paciência e tranquilidade para aplicar o que for estabelecido no Plano e trabalhar duro para alcançar os objetivos”, afirmou o prefeito.

Edvaldo ressaltou que o trabalho de planejamento estratégico foi fundamental para o sucesso da gestão municipal. “Os êxitos da nossa gestão se devem ao Planejamento Estratégico que fizemos. Detectamos as demandas da realidade e planejamos onde queremos chegar. Acredito no planejamento e na gestão. Em Aracaju, temos avançado muito e trabalhado para a construção de uma cidade melhor”, disse ele, que elogiou ainda a escolha pela Fundação Dom Cabral. “Tenho consciência da expertise da fundação para colaborar e chegar a bom termo de um projeto que contribuia para o desenvolvimento do estado”, frisou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo, destacou que o Parlamento dará sua contribuição à busca das melhores iniciativas para o futuro do Estado. “Vamos pensar o destino de Sergipe e elaborar um projeto de sustentabilidade para o Estado. O Plano é uma ferramenta de gestão, para que se faça um raio-X das principais cadeias produtivas de Sergipe e estabeleça um caminho para os próximos 10 anos. Será uma Discussão técnica sobre as dificuldades econômicas de Sergipe e a busca de alternativas para o futuro”, disse. De acordo com ele, o plano será elaborado em oito meses, período no qual será realizado um amplo debate com as entidades representativas da sociedade sergipana.

O governador Belivaldo Chagas também parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa. “Fazer planejamento trancado em salas é fácil, mas discutir com a sociedade é mais, embora apresente os melhores resultados. Estou confiante com o futuro de Sergipe. E o Poder Executivo está à disposição para contribuir com a elaboração do plano”, disse. O representante da Fundação Dom Cabral, professor Humberto Falcão, reforçou que “o planejamento é fundamental”. “Nosso papel é ajudar a estruturar o processo do Plano de Desenvolvimento para Sergipe. É muito bom que o planejamento seja colaborativo. É a melhor maneira de fazer”, afirmou.

O Plano


O Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe – PDES 2020-2030 - compreenderá um rico diagnóstico participativo situacional detalhado dos principais eixos econômicos do Estado de Sergipe no que tange as principais cadeias produtivas, se tornando uma ferramenta de análise e gestão, permitindo aos representantes do povo a elaboração de indicações ao Poder Executivo, com olhar democrático e o compartilhamento de informações entre os Poderes, sociedade civil, iniciativa privada, envolvendo assim múltiplos stakeholders, durante a elaboração do Plano objetivando seu máximo aproveitamento no desenvolvimento sustentável de nosso Estado para os próximos 10 anos.
 
O projeto terá 8 meses para conclusão, sendo dividido em 4 produtos e 6 metas, sendo: Produto 1 contempla a meta 1 que visa o lançamento do Projeto; Produto 2 contempla as metas 2 que visa a escuta ampliada, a meta 3 que visa a realização de estudos e a meta 4 que visa a convergência dos dados e estudo das metas 2 e 3; Produto 3 contempla a meta 5 que visa a devolutiva dos stakeholders envolvidos e o Produto 4 corresponde à meta 6 que visa a Apresentação do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe – PDES 2020-2030 e com um investimento total de R$ 690 mil.