Obra de recuperação do corredor Centro/Jardins chega à fase de conclusão nas vias centrais

Obras e Urbanização
14/11/2019 11h00

Autorizada há 15 dias pela Prefeitura de Aracaju, a obra de recuperação das 17 ruas e avenidas que compõem os 11,5km do corredor Centro/Jardins já está com mais de 10% de todo o projeto executado. Deste modo, as ruas Cedro, Itabaiana, Itabaininha, Capela, Arauá e parte da avenida Pedro Valadares já contam com uma nova camada asfáltica.

No Centro, apenas o pequeno trecho da rua Itabaiana, compreendido entre a rua Senador Rollemberg e a travessa José de Faro, ainda não foi recapeado. Isso porque, nesse ponto específico, a obra da Prefeitura foi suspensa por solicitação da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que, no local, substitui os tubos de amianto da rede de abastecimento de água. Tão logo seja concluída essa obra da Desa, a Prefeitura retoma a fresagem e o recapeamento desse trecho da rua Itabaiana.

Para não comprometer os serviços, a obra está sendo executada intercalando os pontos mais críticos e movimentados com outros nos quais as ações têm melhor fluidez. Por este motivo, nesta quinta-feira, 14, as frentes de trabalho atuam em dois trechos da avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral: entre a Praça Luiz Cunha e o cruzamento com a avenida Tancredo Neves e da Alameda Antônio de Pádua Araújo até a rua Maria Alice O. Costa.

O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, avalia positivamente a evolução desta obra de recuperação das vias desse corredor e destaca que, em atenção à população, diariamente a Prefeitura divulga os trechos das vias que terão frentes de trabalho atuando na execução dos serviços de fresagem e reapeamento, para evitar transtornos.

"Os motoristas que hoje passam pelas ruas recapeadas já sentem a diferença e seguramente aprovam a nova malha asfáltica. Mas se questionássemos há um mês suas opiniões possivelmente poderiam apontar certa contrariedade por interpretações subjetivas. Mas é bom esclarecer que há reuniões a cada dois dias com uma equipe multissetorial da Prefeitura e representantes da empresa que realiza a obra para análise do andamento e ajustes do trânsito. Em suma, o cronograma está sendo cumprindo e o mais importante: os condutores já trafegam nas vias contempladas por estas obras com condições de tráfego muito melhores", destaca Ferrari.

Projeto de Mobilidade Urbana
O corredor Centro/Jardins é o terceiro a ser recuperado no âmbito do Projeto de Mobilidade Urbana do Município. O primeiro a receber as intervenções foi o corredor da Beira Mar, já em fase de conclusão, e o segundo, recém-iniciado, foi o corredor Augusto Franco.

Além destes, também será completamente reestruturado o corredor Hermes Fontes. O Projeto de Mobilidade contempla ainda 150 novos abrigos de ônibus, um novo terminal de integração na região dos Mercados Centrais, reforma dos terminais da Atalaia e do DIA e uma Central Semafórica para os semáforos inteligentes.