Prefeitura oferta tratamento para o diabetes em toda a rede municipal de saúde

Saúde
14/11/2019 05h50

Segundo o Ministério da Saúde, com base em informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, há no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com o diabetes mellitus (DM), o que representa 6,9% da população nacional. E o dia 14 de novembro foi eleito o Dia Mundial do Diabetes para alertar a população sobre os riscos, as complicações e principalmente, como prevenir a doença.

A diabetes pode surgir de duas formas: tipo 1 e tipo 2. A primeira é quando o sistema imunológico do corpo destrói as células que produzem insulina, e surge geralmente, na infância ou adolescência. Já o diabetes tipo 2 (mais comum que o tipo 1), é quando o corpo não produz insulina suficiente e está diretamente associada ao sobrepeso, sedentarismo, obesidade e hábitos alimentares inadequados.

De acordo com a médica Carla Raquel Oliveira Simões, referência técnica em Endocrinologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a diabetes tipo 2 é a que tem prevalecido nos índices e tem atingido todas as idades, incluindo a faixa etária pediátrica. “A questão da alimentação inadequada e da obesidade estão ligadas ao estilo de vida moderno, e é o que está aumentando a prevalência do diabetes. A alimentação ruim, associada com a pouca prática de atividade física, só faz aumentar o risco da doença”, comenta.

Ainda segundo a endocrinologista, qualquer pessoa pode desenvolver o diabetes, porém, existem grupos de risco nos quais a probabilidade de surgimento da doença é maior. São pessoas com histórico familiar, que estão acima do peso, têm mais de 40 anos e não possuem hábitos de alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos. Mas vale ressaltar que o trabalho de prevenção realizado pela SMS atinge toda a população, pertencente ou não aos grupos de risco.

“Todos os profissionais que estão em contato direto com o usuário nas Unidades Básicas de Saúde têm o papel de orientar e prevenir, principalmente no que se refere à melhora na alimentação. Além disso, a SMS desenvolve programas como o Programa Academia da Cidade, que estimula a prática regular de atividade física, sempre trabalhando a prevenção”, reforça Carla Raquel.

Cuidados com a alimentação
A alimentação saudável está entre os pilares de prevenção do diabetes, entretanto ela se faz essencial no tratamento e controle da doença. A nutricionista da Área de Promoções, Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vanessa Barreto, explica sobre o que priorizar e evitar após o diagnóstico do diabetes.

“A alimentação do diabético ela deve ser, principalmente restrita dos carboidratos refinados, os produtos industrializados. É preferível que se consuma os carboidratos integrais, lembrando sempre de adotar uma alimentação mais saudável possível, rica em frutas, legumes e verduras”, destaca.

Vanessa ressaltou ainda que o açúcar deve ser eliminado do cardápio e mesmo o uso do adoçante deve ser moderado. O excesso nas quantidades é muito prejudicial. “Frutas estão liberadas, e em casos onde a glicemia está alterada, é preferível consumir frutas mais cítricas, com menos carboidratos. O mesmo vale para o consumo de raízes e batata doce, por exemplo”, exemplifica a nutricionista.

Atendimento
Estima-se que em Aracaju há mais de 50 mil pessoas com diabetes. De acordo com a médica Carla Raquel, essa parcela da população faz com que a rede desenvolva estratégias para um melhor atendimento e controle desses pacientes. E por conta disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da SMS, atualizou toda a rede no que se refere ao Protocolo de Atenção aos Portadores de Diabetes, com o objetivo de descentralizar os serviços de diagnóstico e tratamento apenas na Rede de Atenção Especializada (REAE).

“A maior parte dos portadores de DM 2 são atendidos nas UBS. Ano passado nós fizemos uma atualização do Protocolo de Diabetes e capacitamos toda a rede. E essa capacitação foi feita com foco no diagnóstico e no tratamento, porque com isso a gente está minimizando as complicações decorrentes do diabetes”, declara Carla Raquel.

Nos casos de maior complexidade, os pacientes são encaminhados pelas UBS para o Centro Médico de Especialidades de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos, onde eles recebem, também, atendimento no ambulatório de feridas e avaliação do pé diabético.Os critérios para esse encaminhamento correspondem aos pacientes com complicações renais, na visão, bem como casos onde o paciente possui outras alterações além do diabetes.

“Por isso é indispensável ter nas UBS médicos bem treinados e que saibam manejar com o diabetes. O diabetes é uma doença de manejo clínico e o protocolo está bem claro no passo a passo do tratamento. E esses encaminhamentos para o Cemar, são feitos pelas UBS, via prontuário eletrônico, onde a UBS que encaminhou tem acesso a consulta da especialidade”, salienta a referência técnica da SMS.

Matriciamento
A SMS vem realizando ao longo do ano o matriciamento (modo de produzir saúde com intervenções pedagógico-terapêuticas) do diabetes mellitus e hipertensão arterial com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde da capital. “Estamos visitando as UBS para avaliar os casos mais difíceis e facilitar o acesso ao tratamento, tanto na Unidade Básica de Saúde, quanto no Cemar”, afirmou a médica Carla Raquel, que nas visitas vai acompanhada da médica cardiologista do Centro de Especialidades Médicas.

“Com a atualização do protocolo do Diabetes e o matriciamento que vem sendo feito nas UBS, com a endocrinologista e a cardiologista do Cemar, será possível qualificar o encaminhamento e reduzir o número de encaminhamentos desnecessários para a rede de atenção especializada”, considera a coordenadora da Área de Promoção e Ações Intersetoriais da SMS, Patrícia Rocha.