Conselho Municipal de Turismo acelera Plano de Ação em reunião extraordinária

Indústria, Comércio e Turismo
13/11/2019 20h03

As discussões no Conselho Municipal do Turismo (Comtur) evoluem a cada reunião e em encontro extraordinário realizado nesta quarta-feira, 13, na Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), seus membros avançaram no Plano de Ação para o Turismo, em mais uma oficina de fortalecimento da governança realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe (Sebrae/Se), no âmbito do programa federal Investe Turismo


O Plano de Ação teve origem no Lidera Turismo, projeto coordenado pelo Sebrae/Se, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), e apresentou como resultado o Mapa Estratégico do Turismo no Destino, contendo cinco ações estratégicas para o fomento do turismo: implantação do observatório do turismo; fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo; marketing do destino; capacitações para o turismo; e formatação de novos produtos e roteiros.


“Esses objetivos foram construídos a partir de encontros coordenados pelo Sebrae/Se entre representantes do trade turístico, gestores públicos, técnicos, e lideranças empresariais, e hoje vamos aprofundar esse processo de construção do Plano de Ação”, explicou o secretário e presidente do Comtur, Marlysson Magalhães.


No encontro de hoje, o consultor do Sebrae/Se, Rafael Lucchesi Gomes, trabalhou um dos objetivos estratégicos do plano: a formatação de novos produtos e roteiros, de forma a estimular o espírito de cooperação e sinergia do grupo no processo de criação e debate de ideias.


A partir dos eixos infraestrutura, novos produtos, divulgação, estudos e requalificação, os conselheiros promoveram sessão de debates para formular ideias com potencial de criar novos produtos e roteiros.


Durante a atividade, Rafael Lucchesi reforçou o caráter coletivo de um órgão de governança colegiada, realçando que “o Comtur é a oportunidade que todos têm para trabalharem juntos, com espírito de cooperação”.


E diante dos resultados apresentados, Lucchesi considerou que os membros do Conselho conseguiram avançar com as oficinas realizadas no âmbito do Investe Turismo e "na própria qualidade deles" para construir novos momentos para o turismo em Aracaju . “O grupo tem percebido que Aracaju pode se posicionar melhor em relação a outros destinos a partir dos seus atrativos e nossas oficinas têm provocado neles inquietude, debates, sentimento de cooperação e aprofundamento nos questionamentos. É isso que vai fortalecer esse grupo e com mais encontros e mais discussões entre eles, cumprindo o que é definido nas reuniões, o Comtur dará a resposta que o turismo espera”, enfatizou.


O secretário Marlysson Magalhães exaltou “mais um trabalho realizado em parceria com o Sebrae/Se e o avanço do Comtur nos debates sobre o Plano de Ação.


Após consulta feita ao colegiado, ficou definido novo encontro para o próximo dia 25 de novembro, quando os conselheiros e o consultor Rafael Lucchesi concluirão o planejamento dos quatro objetivos estratégicos restantes. “Estamos avançando, isso é perceptível. O Comtur foi recriado no ano passado e em pouco tempo já observarmos o comprometimento do grupo e a qualidade das discussões em cada encontro. Esse trabalho cooperado e comprometido resultará em propostas para o fortalecimento do nosso turismo”, avaliou o secretário.