Guarda Municipal de Aracaju realiza palestra em curso de formação para Delegados

Guarda Municipal
14/11/2019 07h01

O diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Fernando Mendonça, representando a corporação, ministrou palestra na noite da quarta-feira, 13, para alunos do curso de formação de Delegados Substitutos da Polícia Civil de Sergipe. O encontro fez parte da grade pedagógica do concurso e serviu para apresentar aos alunos a história das Guardas Municipais no Brasil e sua legislação específica, além de explanar acerca do trabalho desenvolvido pelos guardiões de Aracaju, que têm a Polícia Civil como uma importante parceira.

Ao todo, 63 candidatos aprovados no último concurso puderam compreender melhor a dinâmica cotidiana do trabalho desenvolvido pela corporação nos terminais de integração, escolas, unidades de saúde e demais próprios municipais espalhados por toda a cidade. Os participantes puderam entender como a GMA contribui de forma ativa para a melhoria da segurança pública e a diminuição da criminalidade na capital.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, reforça que a participação do diretor geral da GMA nessa formação, representa preparo e reconhecimento. "Mostra o preparo do profissional da guarda municipal, o reconhecimento desse preparo e a busca de integração da GMA, por meio da sua diretoria, com os órgãos de segurança pública", pontuou.

Para o subinspetor Fernando Mendonça, esse foi um momento muito importante de integração e promoção de conhecimento. "Pudemos apresentar aos futuros Delegados de Polícia Civil do estado de Sergipe a Lei nº 13.022, que é o Estatuto Geral das Guardas Municipais, além de mostrar o trabalho que é desenvolvido pelas 19 Guardas Municipais existentes no estado, esmiuçando a atuação da Guarda Municipal de Aracaju, seus grupamentos, coordenadorias, operações conjuntas com as demais forças de segurança, dados estatísticos, programa de capacitação continuada e ações de cunho social. Com esse estreitamento de relações e troca de informações, quem ganha é a sociedade", destaca Mendonça.

O investimento da Prefeitura de Aracaju em tecnologia, com a implementação do sistema de videomonitoramento, foi outro ponto de destaque da palestra, bem como a Operação Terminal Seguro que, em três anos, contribuiu para a redução de mais de 80% no número de assaltos a ônibus na capital.

"É a política do município, de que os esforços de integração da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania com a Secretaria da Segurança Pública devem ser, e estão sendo, permanentes, com trocas de informações, ações conjuntas e cooperação mútua. Isso para nós é motivo de orgulho e demonstração de que estamos no caminho certo", explica o secretário.