Prefeitura oferta vacinação contra o sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde

Saúde
18/11/2019 17h50

Foi iniciada nesta segunda-feira, 18, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, prevista pelo calendário do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal Saúde (SMS), oferta a vacina contra o sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde, sendo o período de intensificação desta segunda etapa até o dia 30 deste mês. Adultos jovens entre 20 e 29 anos são o público-alvo desta fase da campanha.

Durante a primeira etapa, crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade foram o foco da campanha. Entretanto, os pais que ainda não levaram os pequenos para vacinar, podem se dirigir a qualquer UBS de Aracaju para que a criança receba a vacina. Durante todo o ano ela é ofertada e está disponível para pessoas com até 49 anos.

“Mas se houver pessoas fora dessa faixa etária prevista para a campanha (de 20 a 29 anos), e com a necessidade de tomar a vacina, elas podem procurar a unidade para ser vacinadas”, explicou a coordenadora de Imunização da SMS, Ilziney Simões.

A campanha está focada no público infantil e adulto jovem, por serem as faixas etárias mais acometidas pela doença. “É fundamental que as pessoas se sensibilizem da importância da vacinação, pois ela é a única forma de se prevenir contra o sarampo. O Brasil já registrou 14 óbitos por sarampo neste ano, seis dos quais de menores de 1 ano, e isso é muito grave”, alerta a coordenadora.

Segundo Ilziney Simões, em Aracaju foram cinco casos notificados de sarampo, sendo dois descartados. Um destes não é considerado de Aracaju, porque a pessoa reside na Região Sul do país e estava de passagem pela capital. “O caso foi notificado, iniciou-se a investigação, mas ele retornou para sua residência. E estamos com outros dois casos sob investigação”, explica.

Prevenção e controle

As doses encontram-se disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30. E assim como na primeira etapa da campanha, o Dia D desta segunda fase, que marca o encerramento da mobilização, vai acontecer no dia 30 (sábado) deste mês, das 7h às 13h, também em todas as UBS de Aracaju. Uma oportunidade para atualizar as doses que faltam. “Por isso é importante levar o cartão de vacina, porque a equipe não só avalia a necessidade de tomar a tríplice viral, mas também de tomar outras vacinas, de acordo com a idade do usuário”, complementa a coordenadora.

Alana Correia, 25, reside no bairro Grageru e se dirigiu até a UBS Dona Sinhazinha para receber a dose da vacina. “Eu já estava sabendo da campanha desde a primeira etapa, quando vacinou as crianças, e estava aguardando minha vez. Sempre priorizo minha saúde e meus pais sempre fizeram questão de atualizar meu cartão de vacinas e por isso só estava faltando essa dose”, afirmou a jovem.

“Eu faço medicina e fiquei sabendo através da rotina na universidade, o próprio curso faz com que a gente sempre se mantenha informado dessas campanhas. É muito importante esse cuidado preventivo”, declarou Caio Mateus, de 23 anos, que levou seu primeiro cartão de vacinação e além da tríplice viral, tomou o reforço da vacina contra o tétano.

A estudante Maria da Conceição Feitosa, 20 anos, disse que, além da prevenção, precisava estar com as vacinas em dia por outro motivo. “Vim atualizar meu cartão porque preciso apresentar junto com minha documentação para o estágio. Mas é uma oportunidade importante para me prevenir das doenças e cuidar da saúde”, reconheceu.

A doença

O sarampo é caracterizado por febre, erupção avermelhada na pele e problemas respiratórios; é uma doença viral altamente contagiosa que pode deixar sequelas e, em casos graves, ser fatal.

A transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de secreções expelidas pela tosse, espirro, respiração, e o período de incubação, que é o tempo entre contágio e o aparecimento dos sintomas, tem, em média, 12 dias.

A transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e o único meio de prevenção é a vacina tríplice viral que protege, também, contra a rubéola e a caxumba.