Prefeitura desenvolve projetos de alimentação saudável para alunos das escolas municipais

Educação
19/11/2019 12h17

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Aracaju se preocupa em manter um cardápio rico e variado na merenda oferecida nas escolas da rede municipal de ensino, tendo em vista que uma boa alimentação contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos.

No entanto, além de ofertar alimentos saudáveis, a conscientização dos estudantes também é fundamental. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) desenvolve projetos que objetivam mostrar aos estudantes os benefícios de comer bem.

Os projetos são desenvolvidos pela Coordenadoria de Alimentação Escolar da Semed (Coae). Em parceria com as escolas, são realizadas atividades regularmente com os alunos. Quando a unidade é de Educação Infantil, entra em cena o projeto ‘Fruta é bom demais’ que, de maneira lúdica, utilizando teatro e fantoches, passa para as crianças a importância de se alimentar bem desde cedo.

Além do teatro, as nutricionistas também criaram a ‘caixa mágica’, uma caixa de papelão decorada com um espaço para a criança colocar a mão e, através do tato, descobrir qual fruta está lá dentro. Tudo com as dicas das profissionais.

“Conhecendo as frutas, eles aumentam seu consumo. À medida que os lanches passam a ser mais saudáveis, diminui a abertura para inclusão desses outros alimentos que não são saudáveis. Quando a gente termina as atividades, muitas vezes, os que estão com lanche na mão que trouxeram de casa já não querem mais, compreendem que aquilo ali não faz bem à saúde”, explica a nutricionista da Coae, Verônica Maria da Silva.

Todas as unidades escolares da rede municipal oferecem no mínimo três vezes por semana em seu cardápio frutas in natura. O projeto visa a ressaltar a importância de consumir esses alimentos. Para obter êxito, o trabalho é feito de maneira lúdica e dinâmica, evitando cansar os alunos e atrapalhar o calendário escolar. Além disso, toda a comunidade escolar é envolvida, funcionários, alunos e responsáveis.

Ensino Fundamental
Com os estudantes maiores, a preocupação é a mesma. Neste ano letivo, a Coae iniciou mais um projeto voltado, desta vez, para os alunos do Ensino Fundamental, que tem como objetivo   contribuir com a melhora da alimentação destes estudantes, conscientizando-os sobre os riscos de uma alimentação não saudável. Para trabalhar com as crianças, a equipe de nutricionistas exibe o vídeo “Muito além do peso”, que alerta sobre obesidade infantil e doenças que se originam a partir do consumo excessivo de alimentos não saudáveis.

“Vimos essa necessidade de trabalhar, também, com os alunos do Ensino Fundamental porque eles costumam levar lanches não saudáveis para a escola e observamos isso até mesmo durante as nossas visitas, como o consumo de pipocas, salgadinhos, sucos de caixinha. Essa atividade é muito boa porque mostramos pra eles, na prática, as consequências do consumo excessivo do açúcar, do sal e de gorduras, que pode acarretar em doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto, que hoje em dia não são mais enfermidades exclusivas de adultos”, complementa a nutricionista Verônica.

O coordenador pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macedo, professor Alessandro Félix, conta que a realização de projetos como estes contribuem para a promoção da saúde dos alunos.

“Muitas vezes, os alunos deixam de comer o lanche que é oferecido pela escola, que é saudável, para comer o que trazem de casa, produtos industrializados. Aqui na Emef, os professores já fazem trabalhos deste tipo, incentivando o consumo de frutas, por exemplo, mas essas atividades da Secretaria vem pra reforçar ainda mais esta mensagem e ajudar a diminuir esta cultura que muitos estudantes têm, de trazer lanche para a escola, sendo que aqui oferecemos alimentação de qualidade e trazer de casa não é necessário”, afirma o coordenador.

A secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, comenta que a merenda escolar sempre foi tratada com bastante responsabilidade durante a gestão. “Nós sabemos a diferença que uma boa alimentação faz na vida desses estudantes. Por este motivo, além de oferecermos alimentos saudáveis e de boa procedência, vemos a necessidade de trabalhar com eles também a informação, para que o ato de comer bem não se restrinja apenas à escola, que seja um ensinamento que eles levem para a vida”, destaca a secretária.