No Ponto Novo, Prefeitura oferta ações preventivas voltadas à saúde do homem

Saúde
20/11/2019 16h40

No mês que dá visibilidade à saúde do homem, a Prefeitura de Aracaju atua de forma intensificada, com ações e serviços com foco nos usuários masculinos. Nesta quarta-feira, 20, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ávila Nabuco, localizada no conjunto Médici, promoveu roda de conversa, atividade física e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Além do trabalho de conscientização e prevenção do câncer de próstata, grande mote do Novembro Azul, a saúde integral do homem ganha destaque. E dentro desse trabalho, a Política Nacional da Saúde do Homem tem cinco eixos: o acesso e acolhimento do homem nos serviços da Rede da Saúde; a paternidade responsável; a saúde sexual e reprodutiva; a prevenção de violência e acidentes; e por fim, as doenças crônicas não transmissíveis.

A área técnica da Saúde do Homem na Área Programática da SMS, Katia Gonçalves, explicou que esses temas foram abordados na roda de conversa que abriu a manhã de ações. “Houve também a inserção da atividade física, da alimentação saudável, do autocuidado. Também trabalhamos a prevenção das violências, até porque a cada dia que passa, aumenta o percentual de óbitos do público masculino de 20 a 35 anos. E o foco do novembro azul não é só o câncer de próstata, mas a saúde do homem como um todo”.

A gerente da UBS Ávila Nabuco, Marcela Menezes Oliveira Araújo, avaliou de forma positiva a participação dos homens que visitaram o local da ação, que recebeu um público variado com idade entre 18 e 80 anos. “A adesão está sendo excelente, estamos recebendo usuários da UBS, bem como moradores da região e homens que trabalham no comércio local. Como estamos fazendo testes de glicemia, aproveitamos a oportunidade para divulgar a ação que acontecerá no Cemar do Siqueira Campos, voltada para as pessoas com diabetes”, comentou Marcela.

Ao lado da área externa do local de realização da ação, em parceria com uma academia particular, a equipe da UBS utilizou uma sala para a entrega dos resultados. “Logo após a realização dos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, nós estamos fazendo a entrega nesse espaço mais reservado e orientando os casos com alguma alteração e encaminhando para a unidade. Também estamos fazendo a entrega dos resultados da pressão e da glicemia”, explicou a enfermeira da UBS, Andréa Jaqueline Guimarães.

Lucas das Neves Santos, 24 anos, trabalha numa oficina mecânica perto de onde aconteceu a ação. “Quando vi a movimentação na praça e soube que estavam falando sobre saúde, aproveitei e vim participar, fazer os testes, já que nunca havia feito. Eu gostei porque é uma oportunidade de saber como está a saúde, num serviço rápido e gratuito. Muito bom”, considerou.

“É muito importante, porque na maioria das vezes, nós homens relaxamos um pouco sobre as questões de saúde, e temos que aproveitar essas oportunidades. Já fiz os testes e estou aguardando o resultado”, comentou o comerciário Domingos Bispo dos Santos, que ficou sabendo da ação a partir da divulgação feita no bairro.

Rhudy Wilson é morador do bairro e usuário da UBS Ávila Nabuco. “Já fui à UBS porque tive uma alteração na pressão, mas é a primeira vez que participo de uma ação desse tipo e considero muito importante. Fiz todos os testes, verifiquei a glicemia, foi tudo bem rápido e tranquilo”, elogiou o comerciante.