Conselheiros municipais discutem melhorias no SUS Aracaju em reunião do Controle Social

Saúde
20/11/2019 17h00

Nesta quarta-feira, 20, foi realizada a 45ª Reunião Ordinária da atual Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS), órgão de Controle Social ligado à Prefeitura Municipal de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O objetivo do encontro foi discutir e deliberar assuntos pertinentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital.

O conselheiro gestor e secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Carlos Noronha, destacou a parceria da gestão municipal com o CMS. “É muito importante o trabalho em conjunto, principalmente quando temos equilíbrio e transparência das nossas ações, porque nosso maior foco é o fortalecimento e a efetivação do controle social em Aracaju”, afirmou.

Atualmente, a estrutura do Conselho Municipal de Saúde é formada de conselheiros do segmento “usuário” (50% dos representantes), trabalhador/servidor (25%) e gestor/prestador (25%).

Informes
Durante a reunião, Carlos Noronha informou sobre o novo financiamento da Atenção Básica. “O modelo, que começa a valer a partir de 2020, fará com que o repasse de recursos aos municípios considere o número de usuários cadastrados nas equipes de saúde e o desempenho das Unidades, a partir de indicadores como qualidade do pré-natal, controle de diabetes, hipertensão e infecções sexualmente transmissíveis”, anunciou.

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Saúde informou também que no próximo sábado, dia 23, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Sociedade Sergipana de Oftalmologia (SSO), vai realizar ações preventivas às complicações do Diabetes, ofertando serviços multidisciplinares aos usuários do SUS para detecção de possíveis sinais de implicações relacionadas à doença, sobretudo ligadas à visão. Os atendimentos serão concentrados no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) - Siqueira Campos, localizado na rua de Bahia, das 8h às 14h.

“Serão oferecidos exame de função renal; avaliação de lesão do pé; verificação de glicemia capilar; avaliação de fundo do olho; e atividades educativas  relacionadas à alimentação saudável e cuidados com o diabetes. Também haverá agendamento de consultas, encaminhamento de exames no local e distribuição de material educativo”, explicou Noronha.

Noronha destacou ainda que no dia 23 a SMS dará continuidade ao Projeto ConVIDA Gestante, que visa a alertar mulheres grávidas sobre a necessidade de realizar o pré-natal. A proposta é estreitar o acompanhamento no período de gestação, com ações que garantam um pré-natal qualificado, evitando assim complicações durante e após o parto.

“Os eventos serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde [UBS] Celso Daniel e José Machado de Souza, das 7h às 13h, com consultas médicas, odontológicas, vacinas indicadas para o período e para as crianças que forem com as gestantes, além de exercícios de alongamentos, e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C”, disse.

As aprovações dos pareceres da comissão de Atenção Básica e da comissão intersetorial de saúde e segurança também foram debatidas. “Constituímos uma comissão para discutir a segurança nas Unidades, pensando na melhoria e no enfrentamento da violência dentro do nosso território. A partir daí, marcamos capacitações dos gerentes em relação às situações de riscos dentro das unidades. Garantimos também a continuidade das oficinas sobre segurança, que já vem acontecendo desde o mês de outubro nas UBS, em parceria com a Guarda Municipal”, destacou o conselheiro gestor e técnico da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Luiz Cláudio Soares.

A secretária executiva da Mesa Diretora do CMS, Núbia Santana, afirmou, por fim, que as últimas conquistas do CMS foram muito importantes para a manutenção do controle social. “Finalizamos o ano com avanços no Conselho Municipal da Saúde, alcançado com as conferências, com a organização dos Conselhos Locais, e com a conquista da nova sede. Sempre na luta da saúde com qualidade, através das parcerias com os trabalhadores, gestores e usuários”, ressaltou.