Prefeitura visita nova sede de monitoramento das manchas de óleo em Brasília

Meio Ambiente
19/11/2019 20h00

Representando a Prefeitura de Aracaju, o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, visitou, na tarde desta terça-feira, 19, em Brasília (DF), o comitê do Grupo de Acompanhamento e Avaliação das manchas de óleo (GAA), para discutir as estratégias que estão sendo utilizadas para monitorar e acompanhar as manchas de óleos no litoral brasileiro.

Além disso, em sua visita, o secretário do Meio Ambiente de Aracaju buscou conhecer métodos para aprimorar a atuação da Prefeitura e aumentar as ações de combate a um possível retorno das manchas de óleo às praias de Aracaju, por meio do trabalho coletivo das secretarias municipais da Defesa Social e Cidadania (Semdect), da Comunicação (Secom), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Empresa Municipal de Serviços e Urbanização (Emsubr).

“A avaliação que fazemos é a de que não há mais manchas de óleo nas praias de Aracaju, temos apenas vestígio do material olesoso e esses vestígios estão sendo acompanhados e limpos pelas equipes da prefeitura de Aracaju, Exército, Ibama e da Petrobras”, garante Alan Lemos.

O secretário do Meio Ambiente foi recebido por Marcelo Amorim, técnico da coordenação de emergências ambientais do Ibama e pelo Almirante Rodolfo Henrique de Saboia, Superintendente de Meio Ambiente da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil.

O comitê é composto de órgãos oficiais como Marinha, Agência Nacional de Petróleo, Ibama, ICMBio, Exercíto, entre outros, e é responsável pelo monitoramento de toda a situação de óleo nas praias do litoral brasileiro.

O grupo de acompanhamento e avaliação das manchas de óleo possuía sua sede em Aracaju, mas devido o desparecimento das manchas de óleos no litoral sergipano, a sede do grupo foi transferida para as instalações do Centro de Operações Conjuntas, na sede do Ministério da Defesa.