Escola de Governo da Prefeitura capacita servidores para atuação em situações de conflito

Planejamento e Orçamento
20/11/2019 17h30

A Coordenação Psicossocial da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) da Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Rede Intersetorial do Projeto Aracaju Segura, realizou nesta quarta-feira, 20, no bairro Santa Maria,  a oficina "Mediação de Conflitos", ação direcionada a servidores de diversos setores da administração municipal.


“O nosso objetivo foi, além de trabalhar com ferramentas do mediador e explicar como elas funcionam, apresentar experiências práticas através de vivências, para que os servidores também mostrassem a sua experiência e refletissem sobre como aplicar nossas dicas e técnicas no seu dia a dia”, explicou a gestora de mediação de conflitos e professora de pós-graduação da Faculdade Amadeus, Eliza Marques, ministrante da oficina.

Para o agente de Proteção ao Menor,  Valério Rezende, a interação dos participantes com o tema foi nítida. "A oficina criou uma expectativa de novos conhecimentos e horizontes em todos nós, porque é um assunto, principalmente na minha área, que deve ser trabalhado e aprofundado cada vez mais”, afirmou.

Coordenadora de Políticas de Mulheres da Secretária de Assistência Social, Ana Márcia de Oliveir destacou que esse tipo de capacitação é essencial para a sua área de atuação. “Como fazemos essa interface com toda a rede em relação à violência contra mulher, nada mais apropriado do que saber como mediar os conflitos que presenciamos no dia a dia e que chegam ao nosso serviço. Então saber como abordar, praticar e escutar essas mulheres, faz parte do processo de formação da gente, para conseguirmos formar outras pessoas também”, pontuou.  

Por sua vez, a assistente social da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, Laudiane Santos, que também faz parte do projeto Aracaju Segura, ressaltou que a oficina já era um desejo da comunidade e da sociedade civil organizada, que objetivam diminuir as ocorrências de conflitos no trabalho e cotidiano das pessoas. "Então, o evento nos ajudou a resolver conflitos diversos, que, às vezes, acontecem por um comportamento ou uma falta de uma escuta ou empatia, por exemplo”, salientou.

Esgap
De acordo com a coordenadora Psicossocial da Escola de Governo, Ana Dalva Trindade, esta não foi a primeira edição da oficina. "Hoje, em especial, tivemos a oportunidade de refletir, trocar experiências, e aprender a utilizar as ferramentas corretas para mediar as diversas situações de conflitos. Além disso, pudemos, junto aos servidores que atuam no bairro Santa Maria, praticar a empatia e debater sobre os diversos casos que vivenciamos em nosso cotidiano", explicou.

O Projeto
O Projeto Aracaju Segura é composto por diversos órgãos da Prefeitura de Aracaju e tem como visa a sistematização de ações com o objetivo de diminuir os índices de violência na capital. O projeto também é parte integrante do Planejamento Estratégico adotado pela atual gestão, no sentido de promover Aracaju à uma cidade cada vez mais humana, inteligente e criativa.