Emsurb apresenta a jovens aprendizes técnicas de artesanato e reciclagem

Serviços Urbanos
20/11/2019 18h00

Em visita à sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) nesta quarta-feira, 20, cerca de 30 adolescentes e jovens que estão sendo capacitados pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) conheceram e aprenderam com as artesãs da Oficina de Papel a arte da reciclagem e da preservação ambiental.

Esses estudantes atuam como jovens aprendizes em empresas públicas e privadas e foram orientados a obter mais conhecimento sobre questões relacionadas à responsabilidade socioambiental, dentro do que sugere o curso de Ocupações Administrativas.

Ao acompanhar os alunos, a professora Joyce Costa destacou que o CIEE percebeu na visita à oficina a possibilidade de despertar nos jovens a consciência ambiental, além de agregar conhecimento para as questões do meio ambiente. “A Emsurb nos dá a oportunidade de sair da sala de aula para vivenciar uma experiência prática gratificante”, garantiu.

A turma foi recebida pelas artesãs que já a aguardava para repassar o conhecimento adquirido no dia a dia do trabalho que executam. “Aqui é tudo muito interessante. A gente nem imagina que uma folha de papel pode virar uma mesa e tantos outros objetos”, disse Igor Leonardo.

O aluno Luís Eduardo Santos também ficou empolgado com a técnica aprendida. “É um novo modo de ver as coisas. A gente só tem a agradecer pela oportunidade de estar aqui. Tantas vezes no trabalho jogamos o papel no lixo e nem imaginamos que existem alternativas que podem até gerar renda para as nossas famílias”, comentou o jovem aprendiz.

As peças criadas na Oficina de Papel são produzidas a partir da doação de jornais e revistas. Quando prontas, podem seguir para doação a órgãos da administração municipal ou ser apresentadas em exposições e oficinas.

De acordo com a artesã Maria de Fátima Santos, o trabalho é realizado naturalmente com muito carinho por toda a equipe. Mas, frisou, os momentos de transmitir o conhecimento, por meio do processo de transformação, é extremamente satisfatório. “Observar a satisfação deles é algo que nos dá muita alegria”, ressaltou.