Projeto da Prefeitura transforma realidade de estudantes a partir da ginástica rítmica

Educação
21/11/2019 12h29

A cada pirueta no ar, eles voam alto, mas não tão alto quanto os seus sonhos. A ginástica rítmica entrou na vida de cerca de 35 meninos e meninas de escolas municipais de Aracaju e tem feito a diferença para estes pequenos atletas. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e, em dois anos, já coleciona títulos importantes. No entanto, a principal das conquistas ainda é o resgate ao esporte dentro da escola e a autoestima destes alunos.

Os treinos acontecem três vezes por semana, pela manhã, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, e à tarde no centro de treinamento do Governo do Estado, envolvendo também alunos das Emefs Maria da Glória Macedo e Marechal Henrique Teixeira Lott. Quem comanda os treinos é o professor de Educação Física Admilson Oliveira, que está há 11 anos na rede municipal de ensino.

“Desenvolvi esse projeto a pedido do Departamento de Educação Básica da Semed, através da Coordenadoria de Educação Física e Esporte. Já houve um projeto semelhante na Emef Santa Rita no passado e várias crianças se destacaram, mas como era feito por estagiários, logo teve fim. Desta vez, analisamos o espaço, pegamos colchões apropriados que já eram aquisições da Prefeitura e resolvemos retomar o projeto, mas sem pretensões de participar de competições, mas com o objetivo de tirar as crianças das ruas durante os turnos em que elas não estão estudando”, revela o professor Admilson.

Mesmo sem a pretensão de participar de competições, diversos alunos se destacaram na modalidade. Diante disso, a equipe participou de alguns campeonatos, como os Jogos Escolares da TV Sergipe, Campeonato Sergipano e os Jogos da Primavera 2019, obtendo, neste último, o primeiro lugar na modalidade ginástica rítmica.

“O projeto não tinha pretensão de formar atletas, mas a partir do momento em que detectamos crianças com talento, temos que mostrar isso para as pessoas. Já nos apresentamos, inclusive, no encerramento dos Jogos Escolares da rede municipal, com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira. Depois desta apresentação, mais gente ficou conhecendo o projeto e muitos pais vieram matricular seus filhos”, afirma o professor Admilson.

Os irmãos Mellryen Santos Cardoso e Eddie Harrison Santos Cardoso, de 10 e 13 anos, respectivamente, são alunos da Emef Santa Rita de Cássia e colecionam, juntos, quase 30 medalhas em dois anos de prática da ginástica. “Quando minha mãe foi me levar na escola, viu no mural um aviso sobre as aulas de ginástica e me matriculou. Depois, o professor conversou com ela para eu treinar à tarde, porque viu potencial em mim. Eu gosto tanto da ginástica que não quero mais sair”, comenta Mellryen, que tem medalhas resultantes dos Jogos Escolares da TV Sergipe, Campeonato Sergipano e Jogos da Primavera.

A paixão pelo esporte e os títulos incentivaram o irmão, Eddie. “Vi minha irmã praticando e gostei. No começo tive muita dificuldade, mas agora aprendi muitos movimentos e meu sonho é continuar na ginástica e representar o Brasil em uma olimpíada”, revela o estudante que coleciona 14 medalhas.

A mesma paixão pelo esporte também envolveu a estudante Tauana da Silva Barbosa, de 12 anos, que enfrentou dificuldades para continuar nos treinos. “Me mudei para o interior do estado com a minha mãe e moramos la um ano e oito meses. Eu pedia muito para voltar porque eu queria retomar os treinos, mas minha mão tinha dinheiro. Até que meu irmão começou a trabalhar aqui e conseguiu o dinheiro pra mudança, então voltamos para Aracaju e eu pude treinar de novo. A ginástica significa muito na minha vida.”, conta a aluna.

A ginástica também abriu portas para o estudante Denilson Ariel Santos, de 14 anos. Praticando o esporte, ele descobriu aptidão para outra modalidade: o atletismo. “Comecei com a ginástica porque  não queria passar meu tempo livre na rua, sem fazer nada. Aí fui gostando e aumentando meus treinos. Um amigo do professor veio aqui e me disse que eu também tinha potencial para o atletismo e também comecei a praticar. Nesta semana, viajo para Blumenau, em Santa Catarina, para representar o estado em um campeonato nacional”, conta Denilson. Denilson vai representar Sergipe na modalidade atletismo nos Jogos Escolares da Juventude 2019, que acontecem neste mês de novembro.

“A solução para muitos dos problemas da nossa sociedade está dentro da escola. Quando se estabelece projetos no contraturno do aluno, ele estuda no horário normal, aprendendo as disciplinas tradicionais, e no contraturno aprende um esporte, um instrumento. Dessa forma, os jovens não ficam na rua em seus horários livres, onde estão mais vulneráveis”, conclui o professor Admilson.