Serviço de poda da Prefeitura evita transtornos à população

Serviços Urbanos
21/11/2019 16h34

Cidades arborizadas proporcionam mais qualidade de vida para seus habitantes e uma melhoria na estética urbana. Entretanto, sempre que necessário, deve ser feita a poda das árvores que, quando não realizada, pode ocasionar acidentes e transtornos à população. Na capital, esse serviço que contribui para desobstruir as vias públicas, é realizado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

O cronograma elaborado pela Gerência de Áreas Verdes, para este serviço, atende às demandas provenientes do setor de Ouvidoria da própria Emsurb e dos constantes monitoramentos realizados pelos fiscais da empresa. Deste modo, nesta quinta-feira, 21, as equipes atuaram nos bairros José Conrado de Araújo, Atalaia, América e na Praça da Bandeira. Em todos os locais, foi feita a limpeza a partir da remoção dos galhos inferiores e a poda de contenção com a adequação da copa das árvores. 

A coordenadora de Podação da Emsurb e engenheira florestal Thayanne Loer da Costa, acompanhou o trabalho das equipes. Na ocasião, ela ressaltou a importância da avaliação técnica, principalmente, para aquelas situações que podem resultar na necessidade de supressão da espécie arbórea.
 
“Para estes casos, realizamos um trabalho integrado com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e executamos o serviço somente após autorização da mesma. Nossa atuação é baseada na prevenção de acidentes e prioriza os locais que oferecem risco maior à população”, enfatizou ela.

Ainda segundo Thayanne, algumas das ocorrências atendidas pelas equipes, envolvem, também, árvores cujo plantio foi realizado de forma equivocada em espaços inapropriados, a exemplo das calçadas de residências. "Isso faz com que as raízes levantem os pavimentos, invadam tubulações das redes hidráulicas, trazendo inúmeros transtornos aos moradores", afirmar.   

Natal Iluminado
A Orla de Atalaia, um dos principais cartões postais da cidade, também está sendo preparada para receber mais uma edição do Natal Iluminado. Por conta disso, nesta quinta, agentes da Emsurb realizaram a poda e limpeza nos coqueiros do canteiro central da avenida Santos Dumont. Durante o serviço, foram retiradas as palhas baixas e os frutos dos coqueiros, evitando que os mesmos caiam na via e causem acidentes. 

O Natal Iluminado na Orla será executado com recursos próprios da Prefeitura, em ação coordenada pela Emsurb. O projeto de decoração do espaço conta com a montagem de uma árvore de 12 metros e a colocação de 75 peças decorativas nos postes do canteiro central, do trecho entre a Passarela do Caranguejo e o Farol. Além disso, os arcos serão iluminados. O acendimento das luzes está previsto para o dia 10 de dezembro.