Servidores da Prefeitura aprendem noções básicas de primeiros socorros

Planejamento e Orçamento
22/11/2019 21h46

Instruir os servidores municipais sobre as primeiras medidas que devem ser adotadas em situações de emergência até a chegada do atendimento médico. Este foi o objetivo da oficina sobre Primeiros Socorros realizada nesta sexta-feira, 22, na Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap). O evento reuniu profissionais de diversas áreas. A capacitação foi ministrada por professores e alunos do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) e da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência em Enfermagem (Lauenf).

A professora Mariana Mendonça Monteiro foi quem coordenou toda dinâmica do encontro. Ela explicou que a proposta foi demonstrar, na prática, quais os procedimentos básicos e importantes no primeiro atendimento às vítimas. "Trouxemos algumas situações práticas de situações emergenciais que precisam, de fato, do atendimento especializado que, geralmente demandam de um certo tempo para chegar. E esse tempo é crucial para a vítima", explicou.

Ainda de acordo com Mariana, a oficina também teve o objetivo de treinar os servidores, para que saibam como agir em ocasiões emergenciais evitando piorar ainda mais o estado da vítima até a chegada de um profissional. "Esse curso tem uma abrangência muito grande, porque a gente explica o conteúdo de uma forma que as pessoas que não são profissionais da saúde, possam atuar com os procedimentos básicos", destacou a  professora que, também, é coordenadora de Estágio do curso de Enfermagem da instituição de ensino.

Exemplificando o que disse Mariana, Roberto Silva Santos, membro da Liga Acadêmica, falou que um dos temas abordados durante a oficina foi a parada cardiorrespiratória. "As pessoas que tem noção de primeiros socorros podem fazer muito mais que ligar para o serviço de emergência, elas podem intervir para salvar uma vida até o socorro especializado chegar. Então, é necessário que todos tenham esse conhecimento", disse. Além de Roberto, as alunas Lorrany Ketllem e Jéssica da Silva Santos, também explicaram os procedimentos aos participantes.

A professora Ilza Aragão Mota, que leciona nos bairros 17 de Março e Santa Maria, disse que o curso foi providencial, pois, por trabalhar com crianças, o conhecimento adquirido durante a oficina vai ajudá-la quando, por exemplo, um dos seus alunos passar mal. "Juntamente com mais dez professores, além da diretora de uma das escolas que trabalho, nos interessamos pela capacitação, até porque convivemos diariamente com crianças que, as vezes, passam por situações de saúde nas quais a gente precisa agir imediatamente", pontuou.

Também atento à aula, o assessor técnico da Defesa Civil de Aracaju, Ruan dos Santos, destacou o curso como "importante para os servidores da Prefeitura, principalmente, para aqueles que trabalham nas ruas saberem conduzir os primeiros procedimentos de socorro até a chegada da ajuda devida". Ruan também disse que já possui o curso de primeiros socorros, mas a reciclagem é sempre bem-vinda "para que a gente se aperfeiçoe cada vez mais", concluiu.

A oficina foi idealizada pela Coordenação Psicossocial da Escola de Governo, que já projeta uma próxima edição com dimensão maior que a desta sexta-feira. "Hoje, tivemos a oportunidade de aprender algumas técnicas e manobras para agir com segurança em situações de risco, e para atuar nós casos de emergência, visto que, o tempo resposta é determinante para manutenção da vida. A nossa proposta é ampliar o alcance desse encontro para que muitos outros servidores possam aprender um pouco mais sobre o assunto", disse a coordenadora Ana Dalva Trindade.

Parcerias
A oficina Primeiros Socorros é mais uma das ações resultantes da parceria que a Prefeitura de Aracaju tem com a Universidade Tiradentes que, desta vez, cedeu alunos e professores para passar o conteúdo aos profissionais do Município.

"A Prefeitura, ao perceber essa necessidade, firma uma parceria com a Universidade e com o curso de Enfermagem, que é coordenado pela professora Maria Pureza Santa Rosa, que entende a necessidade do conhecimento ser difundido, porque é em prol do benefício da comunidade, e a gente também expressa a necessidade dos alunos em sair da sua zona de conforto, que é dentro da Universidade para a comunidade externa, e dividir o que eles aprenderam em sala de aula, com quem, realmente, precisa aprender", explicitou Mariana Mendonça.

Desconto para servidores
Desde quando assumiu a Prefeitura de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira tem buscado firmar convênio com diversas instituições de ensino superior, possibilitando aos servidores municipais descontos em cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EAD (Educação à Distância).

Atuando na Diretoria de Negócios da Unit, Lívia Menezes é responsável pela interlocução da instituição com seus parceiros. "Nós temos um Termo de Parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Universidade Tiradentes, através do qual concedemos um desconto de 15% aos servidores da administração direta e indireta, além de 10% para o cônjuge, para cursos de graduação e pós-graduação", disse a executiva de negócios.