Prefeitura participa de II oficina de construção do programa de Áreas Verdes Urbanas em Brasília

Meio Ambiente
22/11/2019 20h00

Representando a Prefeitura de Aracaju, a analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), Carla Zoaid, participou da II Oficina de Consolidação de Diretrizes Nacional para Gestão de Áreas Verdes Urbanas, que aconteceu em Brasília (DF), entre os dias 19 e 22. O evento teve o objetivo de reunir especialistas de diversas partes do país para construção das diretrizes orientadoras do novo programa de áreas verdes urbanas do governo federal, cuja finalidade é o desenvolvimento da qualidade urbana no país.

A agenda da gestão de áreas verdes urbanas é um dos temas prioritários atualmente do Ministério do Meio Ambiente. Para construção das diretrizes, o governo federal contou com a metodologia participativa, selecionando alguns representantes de municípios do Brasil para construção das diretrizes do programa, sendo a prefeitura de Aracaju a única escolhida de Sergipe.

A analista ambiental da Sema também participou da primeira etapa das oficinas, que ocorreu em setembro. De acordo com Carla Zoiad, na primeira oficina os participantes trabalharam com as diretrizes gerais do programa. Já nesta segunda oficina eles trataram sobre os tipos de áreas verdes e os seus indicadores.

Segundo Carla, as cidades que participaram dessas oficinas serão as cidades piloto do programa. “Seremos os primeiros a preencher o cadastro com os nossos dados e analisar a eficiência da ferramenta”, enfatiza a analista ambiental.

Carla Zoaid ainda ressalta ainda a importância do novo programa. “No Brasil não existe nenhum programa que trate sobre o assunto das áreas verdes urbanas, esse programa é inovador. O Ministério do Meio Ambiente vai disponibilizar uma plataforma em que nós gestores poderemos catalogar todas as nossas áreas verdes e ainda fazer uma analise de efetividade dessas áreas”, diz Carla.