No Olaria, escola municipal leva aos alunos da EJA palestra sobre câncer de próstata

Educação
27/11/2019 08h10

Olhares atentos acompanharam a explanação do coronel Vivaldy Cabral, diretor de Ensino da Polícia Militar de Sergipe (PM-SE), sobre a prevenção do câncer de próstata. O fato de o palestrante ter sido diagnosticado com a doença e ter superado também impressionou a audiência. A atividade aconteceu nesta semana na Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira, no bairro Olaria, e é mais uma da série de eventos voltados aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na rede pública municipal de ensino de Aracaju.

“Estamos fazendo um ciclo de palestras nas escolas que ofertam a EJA até porque é um público com o qual precisamos falar mais e alertar sobre vários temas. Neste ‘Novembro Azul’, aproveitamos para falar sobre o câncer de próstata e sobre a saúde do homem de uma forma geral. Para isso, além de convidar o coronel Vivaldy, trouxemos uma enfermeira para realizar exames de glicose e aferir a pressão dos estudantes”, explicou a professora Ana Izabel de Moura, coordenadora de Educação de Jovens e Adultos (Coeja).

Para o palestrante, a experiência pessoal o modificou definitivamente. “Decidi, após ser diagnosticado com a doença e vencê-la, que deveria compartilhar com as pessoas o que aprendi. É importante que os homens vençam o preconceito que têm com relação aos exames e as medidas de prevenção contra o câncer de próstata. Também acho importante falar para os alunos da EJA porque é um público mais velho, muitas estudantes são casadas ou costumam cuidar da saúde dos homens da família. A mensagem que quero passar é que a cura desse tipo de câncer chega a 92% se tratado logo no início”, alertou.

Os números e dados impressionaram. Os estudantes descobriram quais os fatores de riscos relacionados à doença (hereditariedade, idade, obesidade e a população negra masculina apresenta maior incidência de casos); o que devem fazer para se prevenir (buscar ajuda médica e fazer exames regulares, especialmente a partir dos 45 anos) e que as chances de cura são altas. O aluno João Victor de Souza e Silva, de 16 anos, apreciou a palestra.

“Eu achei muito informativa e importante, pois toca em um assunto que é bastante delicado para os homens, é uma conversa que ninguém gosta de ter pois se sente constrangido. E quando vem alguém falar assim, trazendo sua história pessoal de sucesso, fica ainda mais interessante. Eu acho que depois do que ouvimos todos nós aprendemos mais e vamos lidar melhor com o preconceito que existe, por exemplo, com relação ao exame de toque. Dou os parabéns à Prefeitura, à Secretaria da Educação e à direção da escola por nos proporcionar esses bate-papos”, enfatizou o jovem.

A enfermeira Marta Moura, que atua no programa de Educação e Saúde da Prefeitura de São Cristóvão, também destacou a relevância da ação. “Sabemos que a educação é o maior aliado no combate das doenças. Levar para a população informações qualificadas, tirando dúvidas, informando medidas que podem ser adotadas, é uma maneira extremamente eficaz de melhorar a saúde das pessoas. A Semed de Aracaju está de parabéns pela iniciativa”, elogiou.