Prefeito Edvaldo entrega o terceiro ecoponto em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
28/11/2019 12h19

O prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 28, mais um ecoponto na capital sergipana. A terceira Estação de Entrega Voluntária está localizada no bairro Santos Dumont, zona Norte, e atenderá, além da comunidade local, os moradores de regiões próximas. Construído com recursos próprios, num investimento total de R$ 121.494,46, o ecoponto possui uma área de 945,83 m² para o recebimento de volumosos, entulhos e recicláveis.

“Uma obra aparentemente pequena, mas que faz uma grande diferença porque colabora com a manutenção da limpeza pública em Aracaju. É uma etapa fundamental que concretizamos para tornar Aracaju uma cidade sustentável. A sustentabilidade passa pela preservação do meio ambiente, mas também pela maneira correta com que tratamos os resíduos sólidos. Então, com os ecopontos, nós colaboramos com a coleta, já que a população não precisa mais descartar os volumosos nas ruas, e com o tratamento adequado dos resíduos”, destacou o prefeito.

Ao reforçar a importância do ecoponto para o manejo correto e tratamento dos resíduos sólidos na cidade, Edvaldo ressaltou que a meta da administração municipal é instalar, até 2020, 18 unidades em Aracaju. “Isso dará uma nova cara para a cidade porque conseguiremos avançar também  na coleta seletiva. É um trabalho que considero muito importante porque, com esse trabalho, Prefeitura e sociedade se unem para transformar a cidade em um lugar limpo, bem cuidado, e sustentável. Somente  quando girarmos essa chave dentro de nós e nos tornarmos sustentáveis, poderemos contribuir para a construção de uma cidade sustentável”, considerou.

O prefeito lembrou, ainda, o trabalho prévio de educação ambiental que é realizado nas comunidades em que os ecopontos são instalados. “Esse trabalho é fundamental para que a política reversa tenha efeitos na qualidade de vida da população. Quando envolvemos a população, conseguimos um alcance maior. O consumo exacerbado e a destinação inadequada do lixo têm causado grandes problemas para o planeta. Por isso a preocupação com a sustentabilidade tem que partir dos governos. Estamos fazendo a nossa parte, a coleta do lixo domiciliar e o trabalho para acabar com os pontos de descarte tem surtido efeito, mas quando alinhamos com a educação ambiental, chegamos mais longe”, salientou.

Ecopontos

Assim como as outras áreas voltadas ao recebimento de resíduos da construção civil e volumosos, esta possui duas caixas de 5 m³ para volumosos (embalagens, restos de poda, móveis e outros resíduos de origem não industrial); duas de 30m³ para entulhos (resíduos da construção civil); e quatro contentores com capacidade de 240 litros para recicláveis.Os ecopontos também possuem o mesmo metro quadrado de área e a mesma estrutura.

Dos 18 ecopontos que a gestão pretende construir, 10 contarão com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), já garantidos pela administração municipal. A ação é coordenada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), faz parte do Planejamento Estratégico e contempla o projeto P15.

“Neste projeto, existe uma meta de redução dos  pontos de descarte irregular de lixo dentro do município e o ecoponto é uma estrutura que serve para essa redução, além de outras iniciativas que  são implementadas, a partir dele. É um ambiente preparado para receber resíduos de pequenos geradores, no que diz respeito à resíduos da construção civil, recicláveis, volumosos, então é um ambiente propício para isso”, explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Estações em atividade

A primeira Estação de Entrega Voluntária foi implantada no bairro Industrial, zona Norte, como projeto piloto, em agosto de 2018. Desde a sua inauguração, o local tem registrado, mensalmente, uma média significativa de resíduos recolhidos, sendo da construção civil, volumosos e recicláveis. Até junho deste ano, a estação já recolheu 891,34 toneladas de resíduos da construção civil, 129,31 toneladas de volumosos e 3,20 toneladas de recicláveis.

A segunda unidade foi construída no bairro Coroa do Meio e inaugurada no último dia 2 de outubro. De lá para cá, foram recolhidas 73,84 toneladas de entulhos, 85 toneladas de volumosos e 10 toneladas de recicláveis. Além destes ecopontos já entregues, uma quarta estação está sendo erguida no bairro 17 de Março.