No Santa Maria, capacitação ofertada pela Prefeitura gera oportunidade de renda

Formação para o Trabalho
28/11/2019 17h45

Por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Prefeitura de Aracaju proporcionou à comunidade do bairro Santa Maria, na zona Sul, o curso Panetones e Roscas, desenvolvido a partir de uma parceria com o Instituto Rahamim.

Com a chegada do período natalino, em que a busca por determinados pratos típicos desta época do ano se intensifica, a Prefeitura levou à comunidade do Santa Maria uma capacitação específica, de modo a oportunizar meios de incrementar rendas como também preparar a comunidade local para ingresso no mercado de trabalho.

O curso, com carga horária de 30h, desenvolvidos entre quarta e esta quinta-feira, dias 27 e 28, oportunizou aos participantes o conhecimento de técnicas ensinada para serem utilizadas profissionalmente por aqueles que desejam comercializar os produtos, como também para quem apenas pretende aprimorar os talentos culinários.  

O panetone é um pão doce com uma fragrância de baunilha. Sua origem ainda é desconhecida, mas uma das mais conhecidas é a de que ele surgiu em Milão, na Itália. O sabor mais tradicional é recheado de frutas secas (uvas passas e frutas cristalizadas). Nesta capacitação, os alunos aprenderam a como preparar receitas de panetones recheados com frutas cítricas, chocotones e um leque de outros sabores que podem ser mesclados.

As aulas foram ministradas pela instrutora Hediclei Soares. "Nesse final de ano, essa oportunidade de curso tem a possibilidade de oferecer a essas pessoas a chance de obter uma renda extra", destacou a instrutora. Hediclei também destacou a importância de oferecer uma qualificação como essa para a população, salientando o rendimento bastante positivo da turma.

Geração de renda
A aluna Jéssica Santos diz que é muito produtiva a oferta da capacitação próxima à chegada destas datas comemorativas. "Chegando às festas de final de ano eu posso ter uma renda agora. Optei em fazer o curso para me especializar na área, porque além da base dos panetones e roscas, nós aprendemos cada tipo de recheio e sabores que podem ser criados", ressaltou a jovem.

“Quero aprimorar cada vez mais esses conhecimentos, e quem sabe mais na frente ser minha fonte principal de ganhar dinheiro. É uma oportunidade que agradeço bastante a Prefeitura", completou Jéssica.