Prefeitura desenvolve com servidores curso sobre inovação e propriedade intelectual

Planejamento e Orçamento
28/11/2019 17h24

Realizado pela Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap) nesta quinta-feira, 28, o curso Inovação e Propriedade Intelectual, ministrado pelo professor José Augusto Andrade Filho, proporcionou a servidores da Prefeitura de Aracaju uma discussão sobre conceitos de inovação e seu impacto na sociedade e os direitos quanto à produção do intelecto.

"Num primeiro momento, pensamos  a propriedade intelectual como algo diferente, como, por exemplo, as coisas que acontecem no nosso cotidiano: um livro que escrevemos, a música que o colega fez ou um produto que foi criado. Já a segunda parte foi mais dinâmica, pois tratamos da inovação, que já tem essa tendência de ser mais aberta”, explicou o facilitador da capacitação e diretor de Inovação e Empreendedorismo do Instituto Federal de Sergipe.

Para o servidor da Secretaria Municipal de Governo (Segov), Tarik Souza, o tema foi bastante atraente. "A proposta do curso é de inovação, por isso quis participar. Acho que todo tipo de conhecimento é válido, interessante, ainda mais quando temos a oportunidade de compartilhar ideias. Um dos assuntos passados, por exemplo, que foi o estudo de marca de patentes, é uma área que eu sempre achei interessante", pontuou.

Taisa Belém, que trabalha no Centro de Educação Permanente da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assim como Tarik, disse que se sentiu muito motivada a participar da atividade. “O conhecimento adquirido aqui vai ser multiplicado com o nosso coletivo de trabalho, para discutir e conhecer mais sobre as nuances que envolvem a questão da propriedade intelectual”, disse.

Esgap
Segundo o diretor da Escola, Bosco Rolemberg, o curso foi essencial, pois é mais uma forma de a gestão demonstrar o seu compromisso em melhorar a qualidade de vida dos aracajuanos através da inovação. “É isso que nós queremos, fazer com que os servidores saiam da sua rotina, busquem novas informações e melhorias, seja na área inovadora ou em outros campos", explicou.