Prefeitura investe em obras de revitalização de diversas Unidades Básicas de Saúde

Saúde
02/12/2019 16h24

Para garantir atendimento digno na Rede de Saúde do município e proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está executando uma série de obras de revitalização, adequação e ampliação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As reformas são feitas quando se constata uma situação mais vulnerável, no entanto os casos mais comuns estão ligados à necessidade de revitalizações, ou seja, manutenções corretivas  preventivas, como revisões das instalações elétricas e hidrossanitárias e adequações que variam de acordo com as especificidades de cada unidade.

De acordo com o gerente de obras e manutenção predial da SMS, Íkaro Artur da Silva, neste momento estão sendo reformadas as UBS Renato Mazze Lucas (Santos Dumont), Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa) e Geraldo Magela (São Conrado). “A UBS Renato Mazze Lucas está com a revitalização 99,5% conluída. Nesta unidade conseguimos resolver a questão do fluxo de esterilização, de iluminação, de infiltração do telhado e a recepção está com um novo formato. Substituímos boa parte do piso existente por piso de alta resistência, ampliamos a sala de observação com um banheiro e fechamos um ambiente para implantar uma sala de reunião. Além disso, toda unidade já está climatizada”, explicou.

A UBS Ministro Costa Cavalcante está com 48% do projeto de revitalização já executado, o qual deve ser concluído em fevereiro de 2020. Já a UBS Geraldo Magela está com 50% de execução, com estimativa de conclusão para este ano.

“Outro ponto realizado nas reformas é o envidraçamento das recepções, que foram fechadas com material temperado para proporcionar mais segurança e conforto aos funcionários. Estamos envidraçando as recepções e adaptando os balcões às normas de acessibilidade, pois, muitos não tinham a bancada adaptada aos cadeirantes. Outras adequações ainda estão sendo feitas, como instalação de corrimões e a correção das rampas de acessibilidade", ressaltou.

“O projeto contemplou a implantação de piso tátil, sinalização luminosa, banheiros para cadeirantes e demais normas técnicas, tudo dentro dos padrões exigidos”, detalhou o gerente da UBS Renato Mazze Lucas, Adriano Oliveira.

Aprovação
Ingrid Fontes sabe a importância de buscar os serviços de saúde. “Frequento bastante o posto daqui do Santos Dumont para me consultar. Os médicos são muito bons e o atendimento também. Agora, com essas mudanças, vai ficar ainda melhor”, elogiou.

Adriele da Cruz, que também mora na região, admite que não vai com frequência à unidade, mas que ela atende suas necessidades. “Estou com meus exames regularizados. É importante se cuidar constantemente, e cuidar do espaço onde somos atendidos é muito importante também”, relatou.

Josenilde Maria do Nascimento reforça a ideia de Ingrid e diz que a estrutura influencia diretamente nos atendimentos. “É tão bom chegar em uma Unidade toda renovada. Isso renova até as energias e o atendimento também melhorou”, afirmou.