Escola municipal em Aracaju desenvolve projeto de educação financeira com alunos

Educação
03/12/2019 14h49

Um delicioso piquenique no parque faz a alegria de qualquer criança. E quando a comida é comprada com um dinheiro fruto da economia diária, o sabor é melhor ainda. Nesta terça-feira, 3, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora Aparecida participaram de um encontro divertido no Parque da Sementeira, realizado graças à economia que fizeram através de um projeto de educação financeira desenvolvido pela escola.

O projeto, realizada há quatro anos, é desenvolvido durante todo o ano letivo. “No início do ano, fazemos uma reunião com os pais e explicamos que, todas as quintas-feiras, em vez de comprarem lanches não saudáveis, como biscoitos recheados para mandar para os filhos, mandem essas moedinhas que depositamos em um cofre para cada criança. No final do ano, abrimos o cofre e conferimos o valor que foi economizado”, explica a coordenadora pedagógica da Emef, Lindete Nunes de Oliveira.

Nos dois primeiros anos de realização do projeto, com a economia gerada, os alunos foram ao cinema. Já no terceiro ano, puderam realizar um passeio de trenzinho pela Orla da Atalaia. Neste ano letivo, o programa escolhido foi um piquenique no Parque da Sementeira. As compras para o passeio foram feitas pelos próprios estudantes.

“Temos uma parceria com o Procon. A equipe já levou nossos alunos a um supermercado e explicou como avaliar um produto, a embalagem, data de validade e falou sobre promoção. Aproveitando essa experiência, nossos estudantes fizeram uma lista de compras e os levamos até um supermercado para que eles mesmos efetuassem as compras para o nosso piquenique”, completa a coordenadora Lindete.

Para guardar as moedas, cada aluno confecciona um cofre a partir de uma embalagem reciclável. “Temos uma parceria com a Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria, em que uma vez por semana os alunos trazem material reciclável de casa e os participantes da cooperativa recolhem na escola. Então, esse trabalho de reciclagem já é presente na escola e aproveitamos um sábado letivo para confeccionar os cofres a partir de embalagens de refrigerante, latas de leite, iogurte”, explica Lindete.

O estudante Gabriel Reinan Lisboa, de 11 anos, explica que já tinha o hábito de poupar, mas que aprendeu a importância disso através do projeto na escola. “Quando eu queria comprar um material escolar novo, eu guardava o dinheiro. Mas agora estou guardando mais, porque aprendi que economizando a gente pode comprar o que quiser mais na frente e não se pode sair gastando tudo sem pensar em economia”, conta o aluno.