Prefeitura descentraliza suporte à rede de computadores das escolas e dinamiza atendimento

Educação
04/12/2019 13h08

Uma rede de 74 escolas e seis prédios administrativos, e centenas de computadores e equipamentos eletrônicos. Essa é a rede municipal de ensino de Aracaju. Para dinamizar a manutenção de todas essas máquinas, o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria Municipal da Educação criou o serviço de helpdesk (termo da língua inglesa que designa o serviço de apoio a usuários para suporte e resolução de problemas).

De acordo com o diretor interino do Departamento, Caio Davinis, o objetivo principal é descentralizar as ações para responder as demandas com maior rapidez. “As chamadas recebidas são distribuídas para as três coordenadorias. Hoje, dispomos de duas linhas telefônicas, além de monitorarmos os pedidos de ajuda que são encaminhados para grupos de whatsapp específicos e também por e-mail”, explica o técnico. E são várias frentes para atuar.

O coordenador de projetos do DTI, Alex Moura, informa outras atribuições do setor. “Atualmente, coordenamos as atividades de implementação do anel de fibra óptico da Semed, infraestrutura do cabeamento lógico das escolas e ativação do monitoramento de vigilância externas em convênio firmado com a Guarda Municipal de Aracaju, tudo isto incluído nas ações ações do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, cuja meta é tornar a cidade mais humana, inteligente e criativa”, disse.

Segundo Moura, com a rede de fibra óptica e a construção da infraestrutura das escolas, também será possível a conexão de câmeras que estão sendo instaladas na área externa das unidades escolares, possibilitando o monitoramento e vigilância 24hs, a partir da Central de Controle Operacional da GMA - em um convênio firmado entre Semed e a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania.

Outra coordenadoria que integra o Departamento é a de Desenvolvimento e Infraestrutura, responsável pela implementação e manutenção da parte de infraestrutura e desenvolvimento da Semed, tendo como seguimentos internos o desenvolvimento e implantação de sistemas, tais como Sistema de Gestão acadêmica, matricula on-line, PGA, que é a ferramenta de gestão e gerenciamento das ordens de serviços de uso no atendimento do helpdesk do Departamento; bem como a infraestrutura, que compreende a implementação e manutenção de novas tecnologias com a aplicabilidade da internet das coisas.

Por fim, a Coordenadoria de Suporte cuida das demandas relacionadas à instalação de softwares, backups, configuração de equipamentos e de contas de correio eletrônico. “Também fazemos reparos na infraestrutura, realizamos procedimentos de telefonia, como passagem de cabos e reparos em aparelhos”, acrescenta o coordenador do Codes, Uibirapoema Oliveira.

De acordo com Davinis, todas essas ações ofertam um atendimento com qualidade, visando o alcance dos melhores resultados dos serviços administrativos, no desenvolvimento e acompanhamento das atividades pedagógicas na perspectiva da melhoria da qualidade do ensino, aprendizagem e no acompanhamento, por parte dos pais, da vida escolar dos estudantes. “E o helpdesk é o coração do nosso departamento, pois nos permite atender as demandas e implantar os projetos em nível de prefeitura”, reitera.