Prefeitura desenvolve ações de educação ambiental para conscientizar a população

Meio Ambiente
05/12/2019 16h51

Com o objetivo de conscientizar e orientar a população aracajuana, a equipe da Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Aracaju desenvolveu nesta quarta-feira, 4, no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), a ação Ujacara, com aunos da Escola Municipal de Educação Infantil Benjamim Alves de Carvalho.

Ujacara é uma das diversas ações da educação ambiental da Sema e objetiva trabalhar a importância da urbanização, uso de plantas medicinais e consumo e reutilização.

Assim como a Ujacara, a equipe de educação ambiental trabalha cotidianamente com outras ações ambientais em escolas públicas e privadas de Aracaju, Centro de Referência de Assistência social e em entre outros espaço públicos.

De acordo com a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, o objetivo de todas as ações desenvolvidas pela Coordenadoria é sensibilizar a população quanto a importância de manter um ambiente equilibrado e saudável.

Dentre as ações desenvolvidas pela equipe da Educação Ambiental está a Visita Guiada Ambientes Urbanos, que objetiva levar estudantes a áreas arborizadas para discussão da temática da poluição e degradação ambiental para apresentar a ligação do indivíduo com o meio ambiente. Há também a Bolha Ambiental, uma ação que trata sobre o aquecimento global.

A Sema atua também com as Intervenções Urbanas, ação que é realizada em bairros da cidade com o objetivo de transformar áreas de acumulo de resíduos de construção civil em espaços de convivência.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, com essas ações, a pasta objetiva assegurar à população melhor qualidade de vida. “É preciso utilizar a ações da educação ambiental como forma de adequar os comportamentos das pessoas para que por meio da educação as pessoas caminhem em direção a uma cidade mais sustentável, em que a qualidade de vida seja o principal objetivo”, ressalta.