Servidores são capacitados para nova função da plataforma de comunicação digital da Prefeitura

Controladoria Geral do Município
05/12/2019 16h40

Para fortalecer a Ouvidoria-Geral do Município e promover melhor atendimento à população aracajuana, a Prefeitura de Aracaju, por meio do trabalho conjunto entre a Controladoria-Geral do Município (CGM) e a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, realizou nesta quinta-feira, 5, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, um treinamento acerca da função ‘pedidos de e-Sic’ da plataforma 1Doc, de certificados digitais.

Esta ferramenta irá gerenciar os pedidos de acesso à informação realizados pelo cidadão aos diversos órgãos e entidades da administração pública municipal, e será disponibilizada na Central de Atendimento ao Cidadão, da plataforma 1Doc, no âmbito do programa Ajuinteligente.

Participaram do evento representantes das Ouvidorias Setoriais, além do gerente de novos negócios da empresa fornecedora do ambiente 1Doc, Ricardo Duarte.

Segundo o assessor extraordinário para assuntos governamentais da CGM, Roberto Santos, areunião de trabalho foi importante para capacitar os ouvidores setoriais na operacionalização da funcionalidade pedidos de e-Sic, do 1Doc.  “Além de também oferecer a oportunidade de contextualizar o acesso à informação revisando os principais aspectos da Lei Federal nº. 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação, regulamentada no âmbito municipal, por meio de Decreto nº. 5.360/2016, na expectativa de criar as condições para melhorar o atendimento dos pedidos de informações apresentados pelo cidadão e sociedade civil organizada aos diversos órgãos e entidades do município”, concluiu.

De acordo com o ouvidor-geral do município, Marcelo Barbosa, a OGM já desenvolve um papel primordial na promoção do acesso à informação, “por esse motivo, a atividade do e-Sic vem a somar ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos ouvidores”, pontuou, ao acrescentar que “a atual administração municipal tem sido entusiasta da transparência e da participação cidadã”.