Implantação de gradil na Tancredo Neves disciplina travessia segura de pedestres

Agência Aracaju de Notícias
05/12/2019 13h00

Foi iniciada nesta semana a colocação de um gradil no trecho da avenida Tancredo Neves compreendido entre os viadutos do DIA e do Detran, medida que objetiva evitar o risco eminente de acidentes durante a travessia de pedestres neste ponto da via identificado no Relatório de Impacto de Vizinha, um estudo técnico produzido pelo Home Center Ferreira Costa por exigência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (Condurb), no âmbito no processo de autorização para instalação desse empreendimento comercial.

Para a liberação de qualquer empreendimento na capital, obrigatoriamente, é feita uma avaliação técnica a respeito dos impactos que o mesmo pode causar na rotina da população. Assim foi feito com o centro de compras, que chegou à capital em 2015. Segundo o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, todas as condições da via, fluxo de veículos e pedestres, impactos no espaço urbano, cada mínino detalhe foi estudado.

“O maior impacto, sem dúvida, foi na mobilidade, na segurança dos pedestres, por isso, a recomendação do gradil é benéfica, já que tivemos registros de acidentes, inclusive, com vítimas. A medida visa disciplinar e preservar o pedestre por se tratar de um local perigoso, se levarmos em consideração que o local está instalado entre dois viadutos, ou seja, há uma circulação intensa de veículos”, frisa Renato Telles.

De acordo com superintendente, a implantação de uma passarela para travessia dos pedestres foi descartada devido à inviabilidade do projeto. “Um cabeamento de energia corta aquela via. Para construir uma passarela, esse cabeamento teria que ser retirado, o que afetaria não somente quem transita pela localidade, mas, toda a cidade e até municípios vizinhos. Não podemos trabalhar apenas valorizando o bem estar de uns, assim, a gestão municipal atua pela coletividade”, destacou o superintendente ao salientar que, para minimizar o impacto, a alternativa foi, justamente, a implantação do gradil.

A Prefeitura de Aracaju, responsável por expedir o alvará de funcionamento de toda e qualquer empresa que pretende se instalar na cidade, verifica todas as condições exigidas por lei para que a empresa possa exercer sua atividade. Para isso, quando se trata de grandes empreendimentos como o Ferreira Costa, a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), juntamente com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), realiza o diagnóstico através do Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV), também conhecido como Estudo de Impacto Ambiental (EIA).