Servidores da Prefeitura recebem instruções sobre primeiros socorros

Defesa Civil
09/12/2019 14h12

Na manhã desta segunda-feira, 9, os colaboradores da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) assistiram a uma palestra sobre primeiros socorros. Ministrada pelo enfermeiro emergencista e professor universitário Marcelo Figueiredo, a iniciativa teve como objetivo capacitar servidores da pasta a reconhecer e saber agir diante de uma parada cardiorrespiratória.

Para o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, é fundamental estar preparado para presenciar e saber como auxiliar vítimas desse tipo de evento. "Se tiver uma pessoa no local que saiba fazer essas manobras até que o suporte médico chegue, proporciona a essa vítima uma maior possibilidade de sobreviver àquela parada cardiorrespiratória", considera o coordenador.

De acordo com o palestrante Marcelo Figueiredo, esse tipo de situação pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar. Por isso, é importante adquirir o conhecimento teórico necessário para saber como agir. "Quando eu tenho o conhecimento, eu posso intervir das formas corretas", afirma o enfermeiro.
Ainda segundo o professor, foram passados aos colaboradores os quatro passos que podem salvar vidas nesse tipo de caso: o reconhecimento precoce; chamar ajuda; as compressões de alta qualidade; o uso do DEA - Desfibrilador Externo Automático.

Além disso, algumas instruções foram postas em prática. "Conseguimos abordar o tema e fizemos práticas de compressões cardíacas em adultos, crianças e lactentes e também manobras de desengasgo em adultos, crianças e lactentes", indica Marcelo Figueiredo.

Ruan Santos, assessor técnico da Defesa Civil, foi um dos capacitados pela palestra. Ele acredita que estar preparado é a melhor opção. "É melhor que a gente saiba como proceder em uma situação de emergência, mesmo que nunca precise utilizar, do que um dia precisar utilizar esses primeiros socorros e não saber como agir", considera Ruan Santos.

Outra colaboradora que assistiu à palestra foi Camila Andrade, recepcionista da Semdec. Estudante da área de saúde, já possui um bom domínio do assunto e considera renovar os conhecimentos fundamental para atuar de forma mais segura. Afirma estar mais preparada para essas situações. "É muito interessante. Têm coisas que a gente consegue fazer em algum momento e nem imagina que podem salvar vidas", afirma.

O recepcionista Gleydson Matheus também aprovou a ação. "O curso foi ótimo. Com certeza agora me sinto bem mais preparado se uma situação dessa ocorrer", avalia. "É um curso que eu sempre quis fazer, e na minha opinião todas as pessoas deveriam fazer. Todo mundo está sujeito a essa situação; pode ser um familiar, um amigo, que pode ter uma parada, uma convulsão, um desmaio, e muitas pessoas hoje em dia não sabem lidar com essa situação", complementa Gleydson.