Escola de Governo da Prefeitura atinge 90% da meta projetada para final de 2020

Planejamento e Orçamento
10/12/2019 14h45

Vinculada à Secretaria Municipal do Orçamento, Planejamento e Gestão (Seplog), a Escola de Governo e Administração Pública da Prefeitura de Aracaju (Esgap) chega ao final de 2019 com 90% das metas projetadas para serem atingidas até o final de 2020 já alcançadas, todas voltadas à valorização do servidor público municipal.

O dado é resultado do balanço de ações da Esgap no período de janeiro a novembro deste ano. Nesses 11 meses, a Escola realizou 27 cursos, com 719 servidores participantes, além de 14 palestras, com 522 ouvintes. Além disso, o Programa Ambiente Humanizado, ação desenvolvida pela Coordenação Psicossocial da Esgapa, entre oficinas e atendimentos, alcançou 510 servidores.

Em novembro, a Escola realizou a mostra dos projetos do I Concurso Criatividade e Inovação na Gestão Pública. Assim, para reafirmar a possibilidade e os espaços de liberdade na gestão pública, 15 projetos foram apresentados no evento. “A Mostra revelou um papel fundamental da Escola de Governo como espaço de valorização dos profissionais, de troca de experiências e compartilhamento de projetos”, disse o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg.

Também em novembro, aos servidores foi ofertado o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A atividade objetivou executar um dos pilares do Planejamento Estratégico da Prefeitura, que é transformar a capital sergipana numa cidade cada vez mais humana e acessível a todos.

No mesmo mês, a Escola capacitou, no bairro Santa Maria, 54 professores da rede municipal em técnicas para ampliar a perspectiva do processo de transmissão de conhecimento. A oficina “O lúdico e o processo de aprendizagem no ensino fundamental”, organizada pela Coordenação Psicossocial, promoveu experiências com jogos no processo ensino-aprendizagem.

Antes, o mês de outubro também foi marcado por uma série de atividades. Entre os dias 22 e 24, foi promovido mais um módulo da Plataforma +Brasil, curso mediado pelo especialista em Gestão Pública e coordenador estadual e multiplicador da rede+Brasil/Sergipe, Roberto Viana, capacitação restrita aos servidores municipais que já tinham realizado o Módulo A, em 2018.

Também em outubro, a Coordenação Psicossocial da Esgap, em parceria com o Comitê Aracaju Segura, da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, e Diretoria dos Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu a oficina “Legislação Municipal e Marcadores Sociais”. Mediada por Marcelo Lima, pedagogo habilitado em Administração e Supervisão Escolar e especialista em Educação Especial e Inclusiva, o objetivo da oficina foi capacitar os servidores do município sobre as leis de proteção à comunidade LGBTQI+ de Aracaju.

Já em setembro, a Prefeitura, por intermédio da Escola de governo, promoveu o I Concurso Criatividade e Inovação na Gestão Pública, cujo objetivo foi despertar nos servidores a capacidade inovadora. Foram inscritas 36 projetoss para o concurso, mas só dez foram classificados para a fase de premiação, que ocorreu no dia 16 do mesmo mês.

Diversidade de temas
Além de abordar temas da área de inovação e criatividade, a Esgap também promoveu ações que tratam de assuntos mais humanizados e cotidianos, como a palestra “Mindset: Reclame Menos, Faça Mais", que aconteceu dia 26 de junho. A atividade falou sobre a psicologia do sucesso e sobre as várias energias mentais que levam a pessoa à algum lugar, através da quebra de paradigmas.

Outra palestra com um viés mais humanizado foi "Atuando em Famílias: novos caminhos para as demandas familiares", realizada em maio, com profissionais do Cras e Crea. O evento focou em desenvolver uma temática relacionada à família, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, abordando contextos como crises e reconstrução familiares, conflitos, separação e potencialidades pessoais.

Esgap em números
De 2017 a novembro de 2019, as ações desenvolvidas pela Esgap já beneficiaram 4.485 servidores, o que representa 90% da meta projetada para dezembro de 2020. Apenas neste ano, já são 1.751 servidores beneficiados.

“Os temas foram alinhados com os focos estratégicos e abordaram a inovação e criatividade, o bem estar dos trabalhadores, a mediação de conflitos, o domínio dos sistemas de gestão, os direitos humanos, a nova lei das estatais, a agenda ambiental, dentre outros. Tudo isso para preparar os servidores para prestar serviços de qualidade à população", explica Bosco.

Para saber mais
A Escola de Governo da Prefeitura tem como objetivo proporcionar capacitações que visam à promoção do desenvolvimento e do aprimoramento das competências, dos procedimentos e das habilidades específicas dos servidores municipais, vislumbrando o preparo destes para uma gestão voltada para a qualidade social.