Prefeitura celebra os 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cultura
10/12/2019 23h00

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi ratificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 10 de dezembro de 1948, portanto há 71 anos. Para celebrar essa data, nesta terça-feira, 10, em parceria com o Governo do Estado, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), desenvolveu diversificada programação na praça General Valadão, no Centro.

A programação objetivou reafirmar a importância desse documento para toda a humanidade. “Com lema Cidade humana, inteligente e criativa, a Prefeitura acerta mais uma vez, e através da Funcaju estabelece um elemento central que é a defesa dos direitos humanos. Só é possível pensarmos nos direitos humanos a partir do direito à memória, à história e à cultura. Para a Funcaju é muito importante apoiar e participar desse evento colocando os elementos da arte e da cultura. É preciso celebrar, mas além disso é preciso refletir sobre a situação atual  do debate dos direitos humanos no Brasil e no mundo” explicou o presidente da Funcaju, Cássio Murilo.

Para o vereador Camilo Lula, participante do evento, incentivar esse tipo o diálogo a partir do debate serve como um esforço para eliminar as formas de desrespeito a esses direitos. “É muito importante ressaltar a nossa alegria em celebrar esses 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesse momento quero parabenizar a ação da Funcaju, do Governo do Estado, e da Comissão da Verdade por trazer esse debate à tona. Os direitos humanos devem ser respeitados”, destacou o vereador.

A programação contou com projeções de vídeos de depoimentos colhidos pela Comissão Estadual da Verdade, discussões e a apresentação musical das bandas Maua e Karne Krua. Andréa Depiere, professora e integrante da Comissão da Verdade, enfatizou a relevância do evento para dignificar a constituição brasileira.

“É muito importante participar dessa comemoração nacional e exaltar os 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esse evento serve para lembrar que todos somos iguais e diante disso exaltar a luta pelos nossos direitos”, afirmou.