Em parceria com posto de lavagem, Prefeitura realiza oficina de estética automotiva

Formação para o Trabalho
11/12/2019 15h57

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio  da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o posto de lavagem Acquazero, encerrou na manhã desta quarta, 11, a oficina de qualificação profissional de Estética Automotiva. As aulas foram realizadas no Aquazero, localizado na avenida Hermes Fontes.

Muito mais do que indica o nome da oficina, a Estética Automotiva desenvolve não só o conceito visual da aparência do carro. A prática também envolve o polimento, pintura, higienização e até mesmo o desempenho de atendimento do profissional.

Segundo dados levantados pela SMTT em 2018, Aracaju, tem quase 300 mil veículos circulando diariamente pelas vias públicas da cidade. Considerando esse cenário, a Fundar buscou parceria para oferta dessa capacitação.

Durante a oficina, os alunos praticaram a maneira correta de tratar a pintura do carro, em todas as suas camadas, especialmente o verniz e a tinta.

Oportunidades

De acordo com o instrutor da capacitação, André Brito, a oficina é muito importante para que os alunos consigam desenvolver tudo que é trabalhado no processo de cuidado e limpeza do automóvel, que abrange até os produtos especializados que devem ser utilizados, além dos cuidados com a lataria para evitar danos. “Aqui na nossa oficina os alunos conseguem aprender a levar o trabalho profissionalmente. É um curso bastante qualificado e o retorno é garantido”, afirma o instrutor.

O aluno Gustavo Santos, de 19 anos, morador da Barra dos Coqueiros, relatou um pouco da sua experiência com o curso. “O instrutor é muito bom e eu estou conseguindo aprender muita coisa, desde o mais simples até o mais complexo, como a pintura do carro por fora até limpezas específicas como limpeza de motores”, destacou Gustavo, frisando que a oficina foi muito positiva e que deseja muito utilizar o que aprendeu para crescer profissionalmente. 

Morador do Bugio, o aluno Philipe Augusto, 20, enfatizou a satisfação que sente ao se especializar na área. “Gostei de tudo que a oficina ensinou. É gratificante ver o trabalho sendo feito e o resultado aparecendo. Isso empolga ainda mais a gente a se especializar e buscar fazer cada vez melhor nosso trabalho. Os instrutores, além do conteúdo, explicam muito bem como funciona o mercado de trabalho e isso motiva ainda mais”, ressalta Philipe.

O jovem ainda acentuou o desejo de levar a oficina para sua vida profissional. “Agora, eu tenho uma visão do futuro, e quem sabe abrir algo meu mesmo. Vou buscar por outros aperfeiçoamentos nessa área para que quem sabe lá na frente eu consiga abrir o meu próprio comércio”, conta o aluno.