Prefeitura beneficia comerciantes com oficina de manipulação de alimentos

Formação para o Trabalho
12/12/2019 16h35

Gerar oportunidades para os cidadãos é uma das prioridades da Prefeitura de Aracaju. Por isso, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) desenvolveu nesta quinta, 12, mais uma turma da oficina Manipulação de Alimentos (8h), ministrada das 8h às 17h no auditório da Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe (SRT/SE), no Centro da cidade.

O conteúdo da capacitação é voltado para o treinamento de pessoas que trabalham direta ou indiretamente com a manipulação e preparo de alimentos, como em restaurantes, lanchonetes, botecos e afins, além de beneficiar também os ambulantes e comerciantes que pretendem trabalhar nos festejos de fim de ano. Os alunos da turma aprenderam formas seguras de preparo dos alimentos e as principais regras exigidas pela Vigilância Sanitária.

Ao final da oficina, os alunos foram certificados, podendo assim cadastrar ou atualizar o cadastro de currículo na Fundat para concorrer a possíveis vagas de emprego que são oferecidas pelo mercado dentro do segmento alimentício. Além disso, a capacitação também gera credibilidade para aqueles que já possuem ou desejam abrir o próprio negócio na área.

Geração de Renda

A instrutora da oficina Aline Xavier esclareceu a finalidade da oficina. "Estamos aqui capacitando esses alunos para que eles estejam aptos a manipular os alimentos para entregar um produto adequado a seus consumidores", destacou. Aline ainda ressalta que as festas de fim de ano são uma excelente oportunidade para que os alunos coloquem em prática os conteúdos do curso.

Esse é o propósito do aluno Jarlison Tiago dos Santos, de 23 anos. "Gostei bastante da oficina. O curso é dinâmico e as apostilas são bem esclarecidas. Agora posso ter mais responsabilidade com os produtos que eu planejo vender, de que forma vou limpar esse alimento, reservar, e muitas outras coisas. A gente também é consumidor, então precisamos ficar atentos nisso", relatou o jovem.

Ângela de Assis, 51, comerciante há vários anos, diz que a oficina serve como um reforço para algo que ela já pratica. "É sempre bom aprimorar os conhecimentos e relembrar o que deve ser colocado em prática todos os dias. Uma importante reciclagem para mim e para outras pessoas que estão aqui nas mesmas condições que a minha", relatou. Ângela tem uma barraca de comida e destacou sobre como as circunstâncias são diferentes para as pessoas que vendem alimentos nas ruas, por ser uma higienização e armazenamento que necessita o dobro de precauções para que problemas não surjam. "Aqui eu consegui avaliar que realmente aplico 100% do que é indicado, coloco tudo isso em prática", diz a aluna.