Prefeitura leva serviços da Fundat à comunidade do bairro Porto Dantas

Formação para o Trabalho
13/12/2019 16h52

Para facilitar a vida da população aracajuana, a Prefeitura de Aracaju promoveu nesta sexta-feira, 13, no bairro Porto Dantas, mais uma edição do projeto Fundat em Ação, uma iniciativa desenvolvida pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho para oferta dos serviços do órgão nas unidades qualificação profissional (UQP).

Durante a ação, realizada das 8h às 13h, a Fundat disponibilizou equipes para cadastro de currículo, inscrições em cursos e oficinas de capacitação, emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e formalização de Microempreendedor Individual (MEI).

"É extremamente essencial levar para ainda mais perto das comunidades os nossos serviços. Muitas vezes as pessoas não têm condições e tempo de comparecer até a nossa sede para se candidatar às vagas de emprego ou realizar algum outro serviço que oferecemos, então, esse projeto facilita e faz com que a relação seja ainda mais positiva", explica Edivaneide, enfatizando que a resposta do público é muito significativa e que o projeto só tende a crescer cada vez mais”, afirma a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, ao explicar o significado do projeto.

O coordenador da UQP do Porto Dantas, Gladson Andrade, destaca que  a proximidade da Fundat com a comunidade é essencial para promover conteúdo e serviços de qualidade.

Expectativas
O Fundat em Ação cadastrou o currículo de diversos jovens com idades entre 14 e 22 anos que buscaram, também, o serviço de emissão de carteira de trabalho para estarem aptos a concorrer a vagas de jovem aprendiz, como as primas Claudia Monique, de 15 anos, Ramila Lima e Wendel Costa, de 14 anos.

"Quero começar a trabalhar o quanto antes como jovem aprendiz. Ainda estou no ensino fundamental, mas penso muito no meu futuro", relatou a jovem Claudia Monique. Ela planeja se inserir o quanto antes no mercado de trabalho porque sabe que, atualmente, há demanda de qualificação e experiência fundamentais para o currículo de quem almeja concorrer às vagas de emprego.

Mesmo com pouca idade, Ramile Lima também sonha com as futuras experiências profissionais. "Estou aqui para cadastrar meu currículo e fazer minha carteira de trabalho. Quanto antes, melhor. Até porque se hoje a gente não buscar aproveitar essas oportunidades que surgem, ficamos para trás", diz.

Wendel Costa não planeja diferente do que suas primas também sonham. O objetivo do jovem ao participar do Fundat em Ação foi ter o currículo cadastrado na Fundação e emitir a carteira de trabalho. Além disso, ele destacou o que conseguiu a partir dessa iniciativa da Prefeitura de Aracaju.

"É uma boa oportunidade que foi oferecida. Pra gente então, que mora aqui no bairro, principalmente. Estamos perto de casa e conseguimos participar aqui da ação feita, tudo bem tranquilo. As meninas que nos atenderam nos ajudaram em tudo aquilo que precisávamos. Muito bom", enfatizou Wendel.