Conselho Municipal de Turismo realiza última reunião ordinária do ano

Indústria, Comércio e Turismo
18/12/2019 21h39

Os membros do Conselho Municipal do Turismo de Aracaju se reuniram na tarde desta quarta-feira, 18, na sede da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe), para a última reunião do ano, a 6ª Assembleia Ordinária desde que o órgão foi recriado pela atual gestão muncipal.

 

Este último encontro do ano teve como pauta a apresentação do balanço de ações realizadas pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Coméŕcio e Turismo (SEMICT), discussão sobre a Medida Provisória n° 907, de 2019, que extingue a Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo, e cria a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, e as perspectivas para o turismo no ano de 2020. “Por se tratar de tema de relevância para o turismo, a MP 907 foi colocada como item de pauta por sugestão de membros do colegiado”, explicou a secretaria executiva do Comtur, Carla Levita.


Durante a reunião, Marlysson Magalhães apresentou um minucioso relatório dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Aracaju, destacando ações como apoio a eventos, promoção e divulgação do destino, capacitação de trabalhadores, melhoria dos roteiros turísticos, promoção de grandes eventos, apoio ao Conselho Municipal do Turismo e o permanente diálogo com os segmentos que compõem o setor.


Além das ações desenvolvidas pela secretaria, Marlysson Magalhães também deu amplo destaque às obras que a Prefeitura de Aracaju vem realizando em Aracaju, melhorando a qualidade do destino, com impacto direto em todos os segmentos do turismo. “Fiz questão de dar esse destaque porque a Prefeitura exerce um enorme papel no turismo no cuidado com a cidade, mantendo-a limpa, bonita, agradável. E também tem feito obras de infraestrutura em quase toda Aracaju e isso é positivo para nós, moradores, e para o turista, que sai daqui com uma imagem positiva sobre a cidade, gerando um diferencial competitivo em relação a outros destinos”, considerou.


Atento à exposição, o superintendente da Fecomércio/Se, Maurício Oliveira, destacou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, demonstrando otimismo com as parcerias firmadas e as perspectivas para 2020. “O ano passa e a gente às vezes não percebe o quanto foi realizado e ao ver a apresentação do secretário Marlysson Magalhães, dá para perceber o bom trabalho que ele realizou na gestão do turismo. É um ano difícil, ainda de crise, mas as parcerias entre a Prefeitura e a Fecomércio têm mostrado ótimos resultados, como podemos notar agora com o Natal Iluminado, e sou otimista: 2020 promete muito mais”, garantiu.


Otimismo também demonstrado pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe, Antônio Carlos Franco Sobrinho, que observa uma melhora no ambiente de negócios do turismo, fruto de investimentos em divulgação, como a 47ª ABAV Expo Internacional de São Paulo, realizada em São Paulo, em setembro deste ano. “Acompanhei de perto a ABAV e realmente foi uma ação que demandou muito esforço por parte da Prefeitura de Aracaju e do secretário Marlysson Magalhães, e realmente a Prefeitura de Aracaju participou em grande estilo da feira. Nós não fomos mais um estande na feira, nós estávamos com um estande brigando de igual para igual com outros destinos e particularmente fiquei muito satisfeito com o que vi”, enalteceu.


Dando sequência à pauta, o superintendente do Sebrae em Sergipe, Paulo do Eirado, tratou da MP 907, em tramitação no Congresso Nacional, que trata da extinção da Embratur e criação de uma agência de fomento ao turismo internacional, medida que segundo ele criará dificuldades para que o Sebrae continue apoiando projetos de turismo em pequenos municípios, “como o Investe Turismo e o Festival da Sergipanidade”, exemplificou .


Os membros do colegiado se manifestaram contrários à Medida Provisória 907 e decidiram que serão encaminhadas Moções de apreensão e discordância aos congressistas: uma elaborada pelo próprio COMTUR, com a adesão de todos os seus membros; e também Moções individuais de cada entidade que compõe o Conselho, todas enviadas aos parlamentares da Câmara e do Senado.


Como último ponto de pauta, os membros fizeram análises sobre ações para o turismo no ano de 2020. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel/Se), Augusto José de Carvalho, informou que entre os dias 15 de janeiro e 1 de março de 2020 será realizado o Festival do Camarão, em Aracaju. “Temos dois objetivos com esse evento: mostrar à população que o camarão está apto para ser consumido (por conta do incidente das manchas de óleo que inibiu o consumo), e também fomentar a cadeia de bares e restaurantes”, explicou.


Já o secretário municipal de Governo (SEGOV), Jorge Araújo Filho, substituindo o titular da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Antônio Hora Filho, enalteceu as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju para o fortalecimento do turismo, a partir do planejamento da gestão e as parcerias que são formadas, destacando o Natal Iluminado deste ano. “A cidade está muito bonita e com certeza em 2020 será ainda melhor. Digo que em 2019 foi o ano da consolidação do Natal Iluminado e em 2020 será o ano da coroação”, frisou.


Também destacou os dois dias de festa do Projeto Verão, que acontecerá em fevereiro, com a participação de bandas de renome internacional, e a realização da 37a Corrida Cidade de Aracaju, em março. “Nesta gestão, a gente conseguiu transformar um evento meramente esportivo de aniversário da cidade em um produto que gera renda e que movimenta nossa economia”, enfatiizou.


O encontro foi encerrado com os votos de feliz natal entre todos os membros e o desejo geral de que 2020 seja um ano de colher bons resultados, fruto do trabalho que está sendo desenvolvido pelo colegiado. “Foi um ano de ótimas discussões entre os membros do colegiado e um dos dados positivos, além dessa qualidade dos debates, é a regularidade dos nossos encontros e o cumprimento da meta de realização de quatro encontros trimestrais. Isso indica que estamos focados e que o trabalho será intensificado em 2020”, finalizou o secretário Marlysson Magalhães.