Réveillon 2020: última vistoria das estruturas aponta cumprimento das normas de segurança

Defesa Social e Cidadania
31/12/2019 14h23

Enquanto o público se prepara para aproveitar a festa de Réveillon, na Orla da Atalaia, a Prefeitura de Aracaju adota todos os cuidados para garantir a segurança nas estruturas montadas para o evento. Na manhã desta terça-feira, 31, a última vistoria foi realizada pela Defesa Civil de Aracaju e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, por meio da qual foi constatada a conformidade com o projeto previamente aprovado.

O tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Jair Luís, ressalta que o projeto foi executado adequadamente e atende às normas de segurança. "As medidas de segurança contra incêndio e pânico estão em conformidade para este evento, de acordo com as normas", assegurou. 

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, destaca que toda a estrutura está montada com a maior segurança. "O Corpo de Bombeiros verificou luzes de emergência, sinalização, saída de emergência, extintores, escadas, toda a parte de segurança contra incêndio. Tudo foi montado obedecendo o projeto aprovado", indicou.

A atenção concedida nos momentos que antecedem o evento é igualmente relevante ao trabalho desempenhado pela Defesa Civil, desde o recolhimento da documentação e acompanhamento da montagem das estruturas. "Várias exigências são primordiais para essa realização. Nós recolhemos as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de montagem e desmontagem das estruturas, além da ART de teste de carga, necessária para assegurar que foram realizados os testes de resistência em relação ao peso que as estruturas irão receber", pontuou Sílvio Prado.

O coordenador acrescenta que foram adotados cuidados para assegurar a estabilidade das estruturas. "Foram aplicados nas estruturas 12 cabos de aço, proporcionado maior fixação ao solo e estabilidade. Os aterramentos também receberam atenção especial, para evitar incidentes em caso de descargas elétricas", esclareceu. 

Durante a programação uma vasta equipe atuará de maneira preventiva e com atenção às demandas que possam surgir.

"Teremos dois guarda-vidas, que farão a segurança na área de beira-mar. Teremos também a atuação de 40 bombeiros civis, 12 bombeiros militares, além da equipe da Defesa Civil, para evitar qualquer tipo de anormalidade ou sinistro", reforçou o coordenador da Defesa Civil.

Show pirotécnico

Serão 12 minutos de show pirotécnico. Para o acionamento dos fogos, o espaço foi delimitado conforme as normas de segurança, também tendo passado pela inspeção do Corpo de Bombeiros. "Para a atuação do blaster, que o responsável por acionar os fogos de artifício, foi cobrada toda a documentação necessária. O profissional contratado acumula vasta experiência já tendo atuado em edições anteriores do Réveillon aqui em Aracaju e no Rio de Janeiro. O afastamento dessa área deve ser de 171 metros. Estaremos com um esquema especial de segurança para que as pessoas não se aproximem", ressaltou o major Sílvio Prado.