Recapeamento do corredor Beira Mar chega à fase de conclusão

Obras e Urbanização
06/01/2020 17h09

O projeto de recapeamento do corredor Beira Mar entra na fase conclusiva nesta semana, com mais de 90% da via já recapeada, com nova camada asfáltica. Para tanto, já foram lançadas mais de 14,5 mil toneladas ao longo das avenidas que compõem esse corredor.
 
Para conclusão desta etapa do projeto, resta apenas a complementação do serviço de fresagem e pavimentação dos pontos de cruzamento com outras vias e alguns trechos das avenidas Rio Branco e Otoniel Dórea, extensão norte da Beira Mar situadas nas imediações do Centro Comercial.

Na manhã desta segunda-feira, 6, uma frente de trabalho deu início à fresagem na avenida Rio Branco, sentido norte/sul, nos trechos cujo trabalho - tocado pela empresa que iniciou a execução do projeto e foi desclassificada posteriormente - foi condenado pela equipe técnica da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que elaborou laudo evidenciando má qualidade do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) lançado segmento do corredor Beira Mar.

Esta nova recomposição do pavimento nas avenidas Rio Branco e Otoniel Dórea não aumenta o custo da obra, mas é necessária para garantir longevidade ao novo piso, como explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.
 
"Quando nossa engenharia identificou o material com índices de adesividade e resistência do asfalto abaixo do padrão recomendável imediatamente condenaram o trecho e não emitimos fatura de pagamento relativos a estes pontos. Estes foram um dos motivos que levaram a rescisão contratual mas estamos refazendo este trecho com a nova empresa contratara e vamos entregar a obra conforme o que preconiza o Projeto de Mobilidade", garante o secretário.

O recapeamento desses trechos deve começar no decorrer desta semana. Na Beira Mar, a Prefeitura já concluiu a recomposição da base primária e o lançamento do asfalto entre a avenida Murilo Dantas e o antigo Palácio de Veraneio, deixando o tráfego bem mais fluido na zona Sul da capital.

A novidade desta obra foi a inclusão da avenida Rotary como parte complementar do corredor Beira Mar, via que está recebendo cerca de 300 toneladas de asfalto. A opção por recuperar o pavimento da Rotary respeitou alguns aspecto técnicos, a exemplo da quantidade de veículos que utilizam a via e o envelhecimento do piso.

O projeto

A obra completa contempla a fresagem e recapeamento de todo o pavimento das avenidas que compõem o corredor, construção de cerca de 100 rampas de acessibilidade, calçadas e sinalização vertical e horizontal num trecho de 10km de extensão. Para isso, são investidos mais de R$10 milhões, com recursos conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.