A presidente do CAU/SE, Ana Maria Faria, reconheceu a importância da obra e manifestou o desejo de poder colaborar com a elaboração do projeta, que está em fase de execução.
O secretário Ferrari detalhou os aspectos legais e os prazos e limites contratuais que envolvem cada fase de execução do projeto. "Hoje, cada ente federado tem sobre si grandes responsabilidades e as instituições que fiscalizam os convênios, a aplicação dos recursos são rigorosos e vigilantes e caso a gente não cumpra cada item presente nos contratos poderemos perder recursos e ainda penalizados penal e administrativamente", explicou.
Segundo Ferrari, a obra na Hermes Fontes integra o Projeto de Mobilidade elaborado ainda em 2012, o qual foi reformulado pela atual gestão. "Dos quatro corredores que compõem o Projeto de Mobilidade, a Hermes Fontes foi o último a iniciar justamente pela sua complexidade e pela reconfiguração que surgirá em seguida. O que podemos assegurar é que este projeto é tecnicamente viável, assegura a relação meio ambiente e urbanização e vai ampliar a mobilidade", garantiu o secretário Ferrari.
Quanto aos impactos na mobilidade, o superintendente Renato Teles explicou que o Projeto de Mobilidade Urbana prioriza e valoriza o transporte público, garantindo ainda a utilização de outros modais. "A meta é muito ousada, ou seja, queremos diminuir em torno de 20% o tempo de cada linha. Isto resulta imediatamente em viagens mais rápidas, menos gás no meio ambiente e um sistema mais eficiente para atender aos usuários do transporte público", destacou Renato.
Também participaram da reunião os diretores da Empresa Municipal de Obras e Urbanização Emurb Geraldo Santana (Obras) e Avilé Dantas (Urbanismo), o vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, seccional Sergipe (IAB/SE), Magno Rangel Alves, além de profissionais da área de engenharia e arquitetura e militantes ambientalistas do coletivo "Muda Mundo".