Prefeitura esclarece a entidades civis aspectos técnicos do corredor Hermes Fontes

Obras e Urbanização
07/01/2020 14h11

Aberta ao diálogo, a Prefeitura de Aracaju recebeu em audiência, nesta terça-feira, 7, representantes das diretorias do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), Instituto de Arquitetos do Brasil, seccional Sergipe (IAB/SE), e do coletivo ambientalista "Muda Mundo".
 
Durante o encontro, realizado na sede da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb),  os secretários municipais Sérgio Ferrari (Infraestrutura) e Alan Lemos (Meio Ambiente), e o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, apresentaram e discutiram o arcabouço legal e urbanístico que envolve a requalificação do corredor Hermes Fontes.

A presidente do CAU/SE, Ana Maria Faria, reconheceu a importância da obra e manifestou o desejo de poder colaborar com a elaboração do projeta, que está em fase de execução.  

O secretário Ferrari detalhou os aspectos legais e os prazos e limites contratuais que envolvem cada fase de execução do projeto. "Hoje, cada ente federado tem sobre si grandes responsabilidades e as instituições que fiscalizam os convênios, a aplicação dos recursos são rigorosos e vigilantes e caso a gente não cumpra cada item presente nos contratos poderemos perder recursos e ainda penalizados penal e administrativamente", explicou.

Segundo Ferrari, a obra na Hermes Fontes integra o Projeto de Mobilidade elaborado ainda em 2012, o qual foi reformulado pela atual gestão. "Dos quatro corredores que compõem o Projeto de Mobilidade, a Hermes Fontes foi o último a iniciar justamente pela sua complexidade e pela reconfiguração que surgirá em seguida. O que podemos assegurar é que este projeto é tecnicamente viável, assegura a relação meio ambiente e urbanização e vai ampliar a mobilidade", garantiu o secretário Ferrari.

Sobre os questionamentos surgidos acerca da supressão dos indivíduos arbóreos, o secretário Alan Lemos foi minucioso ao detalhar o número de árvores envelhecidas que serão retiradas e a reposição em maior quantidade. "Temos um inventário que aponta um número substancial de árvores que já apresentam patologia em sua estrutura e teriam que ser removidas. O que estamos fazendo agora é, aproveitando a obra, para fazer esta requalificação árborea na Hermes Fontes e no entorno dessa via", assegurou Lemos.

Quanto aos impactos na mobilidade, o superintendente Renato Teles explicou que o Projeto de Mobilidade Urbana prioriza e valoriza o transporte público, garantindo ainda a utilização de outros modais. "A meta é muito ousada, ou seja, queremos diminuir em torno de 20% o tempo de cada linha. Isto resulta imediatamente em viagens mais rápidas, menos gás no meio ambiente e um sistema mais eficiente para atender aos usuários do transporte público", destacou Renato.

Também participaram da reunião os diretores da Empresa Municipal de Obras e Urbanização Emurb Geraldo Santana (Obras) e Avilé Dantas (Urbanismo), o vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, seccional Sergipe (IAB/SE), Magno Rangel Alves, além de profissionais da área de engenharia e arquitetura e militantes ambientalistas do coletivo "Muda Mundo".