Idosas de Cras de Aracaju participam de Encontro Cultural em Laranjeiras

Assistência Social e Cidadania
10/01/2020 16h55

Pela primeira vez, as "Cirandeiras", grupo de idosas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Gonçalo Rollemberg Leite, situado no bairro José Conrado de Araújo, participou do 45° "Encontro Cultural de Laranjeiras" na tarde desta sexta-feira, 10.

O evento histórico reúne centenas de pessoas no município em apresentações teatrais, exposições, oficinas de arte e shows musicais na programação que segue até este domingo, 12. Com vestidos rodados, coloridos e segurando bacias em cima da cabeça, o grupo apresentou a “Dança das Lavadeiras”, manifestação cultural típica do folclore sergipano.

De acordo com a coordenadora do Cras, Vankênia Barreto, eventos como o Encontro proporcionam momentos de lazer e de fortalecimento de vínculos comunitários. “Neste ano, conseguimos incluir as idosas na programação em uma cidade considerada o berço da cultura Sergipana. Para nós, é um momento gratificante de proporcionar momentos como esses porque elas têm prazer em dançar e mostrar o que elas sabem fazer para outras pessoas. Através desses eventos, conseguimos fortalecer os vínculos afetivos e comunitários.

Embalada pelo ritmo do samba, a aposentada Jaíra Raimunda Silva, 65, umas das idosas que se apresentaram no palco, animou o público no evento. "Por curiosidade, fui até o Cras, vi as meninas e quis participar. Já me apresentei em outros lugares, mas em Laranjeiras foi minha primeira vez. Foi muito bom, um momento de levantar a autoestima com alegria, dança e muita diversão através da nossa cultura", disse animada.

Encantada pela cultura sergipana, a professora Jalili Alves, turista da cidade de Santos, litoral paulista, acompanhou de perto do palco o grupo de dança do Cras. "Achei uma graça, elas são muito simpáticas. Acredito que devemos manter as tradições e incentivá-las para que a cultura do estado continue atravessando gerações, contou.