Prefeito Edvaldo acompanha agenda do presidente do STF em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
13/01/2020 16h07

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, nesta segunda-feira, 13, a agenda do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro José Antônio Dias Toffoli, em Aracaju. O magistrado esteve na capital sergipana com o objetivo de ampliar a integração com o Poder Judiciário, além de promover um amplo diálogo com os profissionais do Direito. Este é o primeiro encontro do ministro com os dirigentes dos órgãos estadual, trabalhista, eleitoral e federal de Sergipe, desde a sua posse na presidência do STF.

“O ministro Dias Toffoli tem conduzido o Supremo de maneira muito efetiva, democrática. Ele tem tido papel muito importante  no processo de restauração da justiça do Brasil, especialmente no Supremo, que é o elemento crucial do judiciário brasileiro. Toda e qualquer homenagem concedida a ele é justa, pelo grande trabalho que tem desenvolvido para melhorar a justiça brasileira. Fiz questão de estar presente porque, para mim, essa junção de todos os poderes demonstra, efetivamente, que, juntos, podemos fazer mais e melhor pelo nosso país”, declarou o prefeito Edvaldo Nogueira.

A visita do presidente do STF se iniciou no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), onde Toffoli foi homenageado com o Colar do Mérito Judiciário, honraria oferecida àqueles que prestaram valiosos serviços à justiça. Ao conceder a homenagem ao magistrado, o presidente do TJSE, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, destacou a importância da visita institucional de Dias Toffoli ao estado, “para conhecer a realidade das Cortes instaladas em Sergipe”, expressou. O desembargador disse que receber o ministro “é uma especial oportunidade para conversar sobre ideias, projetos e demandas, até mesmo sobre os pequenos problemas que afetam a vivência judiciária”, acrescentou.

O desembargador ressaltou também que o Colar é um reconhecimento formal “ao extraordinário trabalho realizado pelo presidente do STF, a frente do judiciário nacional, que tem conduzido com eficiência e coragem o supremo, com inegável brilhantismo”. Ozório disse ainda que a honraria é uma maneira especial do TJ de Sergipe “reconhecer trabalhos de excelência”, como o que vem sendo prestado por Toffoli.

De mesmo modo, o presidente do STF, Dias Toffoli, agradeceu pela homenagem recebida pelo TJSE, definindo o momento como “uma honra, um grande privilégio”. “Guardarei com muito carinho e orgulho”, completou. Em seu discurso, o ministro elogiou o Tribunal de Justiça de Sergipe e ressaltou a eficiência do órgão, o “melhor e mais eficiente tribunal de justiça do país”. O presidente da Suprema Corte finalizou cumprimentando os desembargadores pelo trabalho desenvolvido na prestação jurisdicional.

Mérito Eleitoral


Após a visita ao Tribunal de Justiça, a comitiva seguiu para o Tribunal Eleitoral de Sergipe (TRE), onde Toffoli recebeu mais uma homenagem, sendo agraciado com a medalha do Mérito Eleitoral. “A medalha é uma forma de reconhecer publicamente a contribuição de cidadãos para o engrandecimento da Justiça Eleitoral de Sergipe. Toffoli conduziu com maestria as eleições municipais de 2016. Atuou ativamente no processo de difusão da reforma política no Congresso Nacional, com honradez. Que possamos cada vez mais estimular e congratular com aqueles que produzem e fazem um grande trabalho para a justiça eleitoral”, destacou o presidente do TRE, desembargador José dos Anjos, ao conceder a homenagem ao ministro.

Dias Toffoli se disse honrado por receber mais uma homenagem em Sergipe. “O trabalho prestado por este tribunal é extremamente importante para a justiça eleitoral. Com satisfação, visitamos e conhecemos o trabalho realizado com excelência aqui. Sinto-me honrado com esta homenagem, através da medalha”, reiterou.

Além de Sergipe, o ministro Dias Toffoli já esteve em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.