Prefeitura oferece suporte tecnológico para escolas no uso da maleta digital

Educação
14/01/2020 12h25

Uma cidade inteligente alia a tecnologia ao ensino e promove uma Educação conectada e de qualidade. Desde que firmou parceria com a Fundação Telefônica/Vivo, em que diversas escolas da rede municipal de ensino receberam maletas digitais, a Prefeitura de Aracaju oferta todo o suporte necessário para que professores e alunos utilizem da melhor forma os equipamentos tecnológicos.

Até o momento, 27 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) já receberam as maletas digitais, contendo tablets e notebooks. Para auxiliar os profissionais das unidades no uso destes equipamentos, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) já ofereceu diversas formações, através do Centro de Aperfeiçoamento de Formação Continuada da Educação (Ceafe).

“Desde 2017, quando iniciamos esta parceria com a Fundação Telefônica, temos acompanhado um grande avanço nas nossas aulas com o uso da maleta. Os estudantes, apesar da pouca idade, já estão habituados ao uso da tecnologia e é fantástico podermos unir a tecnologia ao processo de ensino-aprendizagem. O ganho é imensurável, por isso, além da formação, continuamos acompanhando este trabalho e dando o suporte necessário para nossas escolas”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

Além das formações ofertadas aos professores, a Prefeitura segue acompanhando o uso dos equipamentos digitais. A partir da contratação de dois estagiários do curso de Sistemas de Informação, as escolas podem agendar atendimento, junto ao Ceafe, para o auxílio no que diz respeito ao suporte e manutenção.

“Os professores ainda estão se adaptando ao uso dos aparelhos e como todo equipamento digital, podem apresentar problemas técnicos ou necessidade de atualizações do sistema. Por isso, nossa equipe percorre todas as escolas, diante de um agendamento prévio, para resolver esses problemas ou ainda encaminhar para a assistência”, ressalta a técnica do Ceafe, Jouse Mara Ferreira.

A contratação dos estagiários para este tipo de suporte está presente no plano de governo da atual gestão, cuja parceria com universidades permite a contratação destes estudantes, que auxiliam os docentes na realização de diversas atividades. O estagiário Gabriel Alexandre Barbosa faz visitas frequentes às escolas municipais para assessorar no uso dos tablets e notebooks.

“Primeiro, averiguamos quais são as principais dúvidas que eles têm. Muitos professores ainda têm receio para usar as máquinas, pois, mesmo com a formação, eles precisam lidar com os aparelhos e os alunos ao mesmo tempo, por isso que este suporte é importante. Geralmente, os aparelhos apresentam apenas algum mau contato e conseguimos resolver sem precisar mandar para a assistência”, explica Gabriel.

A terceira fase do programa Aula Digital tem previsão para acontecer neste ano e contemplará mais nove escolas com as maletas digitais. Além da equipe de estagiários para dar o suporte técnico, cada escola assistida pelo programa conta com um articulador de tecnologia. Na Emef Bebé Tiúba, a professora Elaine Gonçalves Ramos desempenha a função de adequar as atividades ao meio digital.

“Existem diversas ações previstas dentro do Projeto Político Pedagógico da escola, a partir daí, vamos incluindo atividades tecnológicas e também criando novos projetos com a inclusão da tecnologia. Os professores entram com a pedagogia, e nós adequamos aos meios digitais, dando este auxílio aos profissionais e aos alunos no que diz respeito ao manuseio do aparelho e também na execução das atividades”, afirmaElaine.

Para a professora Roberta Ribeiro, o uso da maleta digital trouxe inúmeros benefícios para suas aulas. “Este é um recurso a mais para nós, professores, pois além dos nossos conteúdos, a maleta também traz muita coisa boa. E a tecnologia tem ajudado na fixação destes conteúdos e até no comportamento dos alunos. Alguns nunca tiveram acesso a este tipo de aparelho, outros já têm muita facilidade em usar, todos se empolgam. E este apoio que recebemos na execução das atividades, traz um alívio muito grande, pois temos com quem contar quando precisamos”, destaca Roberta.