Prefeitura reforça ações de limpeza e educação ambiental no bairro Santa Maria

Serviços Urbanos
14/01/2020 15h55

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), reforçou, nesta terça-feira, 14, os trabalhos de limpeza pública  que realiza continuamente no bairro Santa Maria, zona Sul da cidade. Neste sentido, equipes foram direcionadas ao residencial Jardim Santa Maria e loteamento Marivan, onde, respectivamente, executaram serviços de manutenção e ação educativa.

Durante a manhã, cerca de oito equipes estiveram concentradas nas atividades de varrição de avenidas, recolhimento de resíduos e roçagem mecanizada em áreas verdes. Os serviços evitam que o acúmulo de lixo possa ocasionar transtornos à população, mesmo com a coleta domiciliar acontecendo em toda a localidade, sempre àsterças, quintas e sábados.

A limpeza de canal também fez parte da programação estabelecida pela Emsurb para este dia. Na avenida Vasco da Gama, os agentes deram sequência à ação de desobstrução, iniciada na última sexta-feira, 10. A partir do método manual, eles retiram a vegetação do interior e do entorno do canal, além de recolherem os resíduos descartados de forma irregular. A atuação preventiva, promove o melhoramento no sistema de drenagem pluvial da região.

De modo a buscar, também, uma maior sensibilização de moradores e comerciantes quanto ao descarte consciente dos resíduos sólidos, os educadores ambientais percorreram as ruas do loteamento Marivan. Por meio do diálogo, eles reforçaram as práticas cotidianas incorretas que podem gerar impacto negativo, principalmente, aquelas que envolvem o tratamento do lixo doméstico. Ainda durante as visitas, a equipe informou os horários da coleta domiciliar na localidade. 

De acordo com a supervisora das equipes de Educação Ambiental da Emsurb, Taluana Santana, esta é a terceira vez que o trabalho é direcionado para atender as demandas identificadas no bairro Santa Maria. “No caso do Marivan, nossos fiscais mapearam vários pontos de descarte irregular”, explicou. 

"É uma ação bem feita, os agentes foram muito educados e tudo foi explicado da melhor maneira. É com trabalhos assim que a gente percebe o quanto a Prefeitura está se esforçando para melhorar, mais ainda, a limpeza do nosso bairro”, comentou o autônomo Edivânio da Silva, após ouvir atentamente as orientações do grupo.

A moradora Maria Gabriela dos Santos destacou a importância do envolvimento de toda a comunidade para a conservação dos serviços realizados pela administração municipal. "É triste vê os próprios moradores jogando lixo em lugares impróprios e por aqui, infelizmente, tem sido bastante comum este tipo de comportamento. Por isso, essas iniciativas de orientação  são sempre bem-vindas e a Prefeitura está de parabéns pelo trabalho”, afirmou ela.