Arquivo Público de Aracaju desenvolve atividades de Educação Patrimonial

Cultura
15/01/2020 09h00

Para resgatar e promover a história de Aracaju, o Arquivo Público Municipal, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), oferece, ao longo de todo ano, atividades de Educação Patrimonial. As atividades  são desenvolvidas dentro da própria instituição e visam atender a todos os públicos.

Os interessados poderão participar de ações como, visitas guiadas culturais e técnicas, aulas expositivas, contação de história e rodas de conversa. O público alvo dessas atividades são os alunos de escola pública e privada, universitários e demais interessados pela memória da capital.

O coordenador do Arquivo Público, Paulo Fernandes, ressalta que a Educação Patrimonial e o conhecimento proporcionado pelos documentos não é algo acabado, mas sempre em construção.

"A atividade de Educação Patrimonial em arquivos, proporciona a formação de cidadãos conscientes de seu papel na construção da memória individual e coletiva, de sua participação como integrantes do patrimônio histórico cultural preservado nos arquivos, além de permitir a democratização da cultura e acesso à informação e o desenvolvimento da cidadania de forma plena e múltipla", explica o coordenador.

As atividades são desenvolvidas com o intuito de promover a compreensão a cerca do Arquivo Público como um espaço complexo de diversidade, onde se realiza atividades administrativas e culturais. Nesse sentido, fica estabelecido que o objeto de estudo e trabalho do Arquivo, o documento, é da mesma forma plural, tendo em vista que um mesmo objeto proporciona diferentes olhares, percepções e conclusões, a depender do indivíduo que o analisa.

As atividades podem ser agendadas por telefone (79) 3179-1381, com antecedência de dez dias e limite máximo de 30 pessoas por grupo.