“Feira de Sergipe na Sementeira ganha nova dinâmica e terá sucesso ainda maior”, diz prefeito

Agência Aracaju de Notícias
14/01/2020 21h06

A tradicional Feira de Sergipe está de casa nova. A 18ª edição do evento, que começou nesta terça-feira, 14, está sediada no Parque da Sementeira, a partir de uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Aracaju. O prefeito Edvaldo Nogueira, que abraçou a ideia do novo local da feira desde o primeiro momento, participou da abertura do evento, que prossegue até o dia 26 de janeiro, com funcionamento das 16h às 21h. 

"A feira tem sido muito importante para que possamos  mostrar a produção cultural, artística, artesanal, gastronômica e musical do nosso estado, por isso é um momento especial, porque aqui se reúne toda a cadeia produtiva de Sergipe, dando visibilidade ao que é nosso. Agora, com a vinda da feira para o Parque da Sementeira, ela ganha uma nova dinâmica, mas tenho certeza de que será um sucesso ainda maior. Estou muito feliz de participar desse momento", destacou Edvaldo.

O prefeito também agradeceu ao Sebrae pela parceria firmada e elogiou a organização do evento. "Está muito bonito. Fiquei impressionado com a estrutura. É uma conjunção de fatores: uma área linda, que é o Parque da Sementeira, a participação de todas as cidades, na capital de todos, e a organização do  Sebrae. Além disso, quando disponibilizamos o espaço também nos colocamos à disposição para colaborar naquilo que fosse preciso, então a SMTT está cuidando do trânsito, a guarda da segurança, tudo isso para que possamos ter uma feira, cada vez mais, pujante. Nenhuma vitrine melhor do que a nossa cidade e nenhum espaço mais adequado do que o Parque da Sementeira", frisou o gestor.

O evento reúne em um mesmo espaço centenas de artesãos, empreendedores criativos e artistas locais para divulgar seus trabalhos e apresentar a riqueza e diversidade da cultura sergipana. Na feira, estão expostos os produtos criados por mais de 150 artesãos, de diversos municípios, com destaque para a renda irlandesa, patchwork, palhas, madeira, bonecas em cabaça, ostras, cerâmica e o bordado. O público terá ainda a oportunidade de acompanhar uma vasta programação cultural.

"Estamos inaugurando um novo espaço. É sempre uma surpresa, mas estamos muito felizes de ver o grande fluxo de pessoas, já no dia de abertura. A gente vê o sorriso estampado nos rostos dos expositores, então isso faz o Sebrae vibrar. A gente percebe que o pequeno artesão, artística, está tendo espaço, condições de sobrevivência e, sobretudo, está tendo a oportunidade de apresentar o seu trabalho para os turistas. É isso que faz o movimento acontecer. Estão todos convidados para vir conhecer um pouco de Sergipe", ressaltou o superintendente do Sebrae em Sergipe, Paulo do Eirado.

O governador Belivaldo Chagas e os deputados federais Laércio Oliveira e Fábio Mitidieri também participaram da abertura.

Novidades

Além de acontecer no Parque da Sementeira, esta edição da Feira contará com várias novidades. Uma delas é o Espaço Saber Fazer, local onde diariamente os artesãos apresentarão ao público o processo de criação dos seus produtos, facilitando a interação com os visitantes e ajudando a valorizar o trabalho desenvolvido por esses profissionais.

Uma outra inovação é o Espaço de Negócios Criativos, permitindo que designers, arquitetos, músicos e diversos profissionais que atuam no mercado da economia criativa possam divulgar seus trabalhos, receber clientes e gerar negócios.

Entre as novidades também está o Estande Investe Turismo, com a comercialização da produção associada ao turismo criada por empreendedores das cidades de Estância, Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras e Canindé do São Francisco. No local serão expostos materiais em couro, tecidos, rendas, madeira que utilizam como referência a cultura sergipana e carregam a identidade de cada município.

Quem visitar o Parque da Sementeira terá acesso ainda ao Espaço Sabores de Sergipe, uma área dedicada à exposição de produtos da agricultura familiar e itens típicos da culinária local, e ao Game Café, espaço criado para os fãs de jogos de tabuleiro, produtos de cultura pop e animes. A Feira de Sergipe conta ainda com uma Praça de Alimentação, com a presença dos empreendimentos que integram o Polo Gastronômico de Sergipe, e uma brinquedoteca.