Avanço da segunda etapa da obra estruturante do Japãozinho entusiasma a comunidade

Agência Aracaju de Notícias
20/01/2020 05h15

A segunda etapa das obras de infraestrutura do bairro Japãozinho já está 20% de do projeto executado. Os serviços, realizados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), contemplam equipamentos de saneamento básico, como a ampliação das redes de micro e macrodrenagem, pavimentação de 11 ruas e construção de uma nova avenida. 
 
Dentro do projeto urbanístico, está prevista ainda a construção de duas lagoas de 4.000 metros quadrados, para receber as águas pluviais, além da edificação de um canal em gabião com cerca de 170 metros que vai fortalecer a estrutura da parte mais alta do bairro. Para tanto, administração municipal investe cerca de R$15 milhões, com recursos conveniados junto ao Governo Federal.
 
Atualmente, o empreendimento conta com cerca de 50 operários trabalhando na execução dos serviços do projeto que está transformando o cenário urbano do bairro Japãozinho, mais especificamente, na fase de construção de alvenaria de pedra da nova avenida projetada, terraplenagem, implantação da rede de esgotamento sanitário e assentamento das células duplas que comporão a nova rede de drenagem da localidade. 
 
“Há um circuito de obras realizadas pela Prefeitura que começaram pelos bairros Coqueiral, Jardim Centenário, Olaria, 18 do Forte, estas já entregues à população, e hoje outras que seguem em andamento pelos bairros Bugio, Soledade, Cidade Nova, Dom Luciano, e outras partes da zona Norte. Neste caso do Japãozinho, pretendemos interligar a macrodrenagem e a mobilidade com outras partes e assim proporcionar uma infraestrutura uniforme e melhores condições de vida aos moradores destas áreas”, garante o secretário municipal  da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.
 
A primeira etapa da obra realizou a consolidação do saneamento básico da área mais baixa do bairro, a partir de investimentos que somam aproximadamente  R$1,5 milhão, também conveniados entre o Município e o Governo Federal. O projeto total consiste na implantação de um canal de macrodrenagem, pavimentação e sinalização vertical das vias, antes quase intransitáveis da avenida "A", rua "B" e travessa "B", que fazem o traçado da localidade. 
 
E, em termos percentuais, a obra já está com 80% de execução, restando apenas pavimentar algumas ruas. A obra é resultado do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, que tem possibilitado ao município implantar um conjunto de políticas de infraestrutura e mobilidade urbana importantes para as localidades contempladas. 
 
“Aqui, as casas enchem e a gente perde tudo. Eu já perdi muito. E pelo que estou acompanhando, é uma obra muito importante para a comunidade, porque tudo isso vai mudar, inclusive a quantidade de ratos, baratas e mosquitos que tem aqui”, afirma a moradora Dara de Jesus Santana. 
 
Carlos Alberto Correia Santos mora há 20 anos no bairro e também reconhece a necessidade da obra. “Esperamos muito para ver o asfalto chegar aqui. Agora, estou vendo acontecer. Todo dia sento aqui na frente de casa e fico acompanhando a realização de um grande desejo da comunidade. Essa obra está mais do que aprovada”, comenta.
 
“Quem conhece sabe que é um bairro que não podia chover. Entrava prefeito e saía prefeito e nada era feito. Na campanha, Edvaldo disse que o sonho dele era realizar essa obra, e felizmente foi o único que realizou. E esse era o sonho de todo mundo aqui também”, diz Luiz Manoel, morador do bairro há 35 anos. 
 
Segundo ele, a realidade do bairro será outra após a conclusão da obra. “Vai melhorar muito a questão das enchentes. E, pelo que estou vendo, a tendência é mudar tudo, pois vai ter uma nova avenida, canal, o que vai possibilitar ônibus com mais facilidade também. Tudo isso é muito importante para a comunidade”, reitera o morador.