Arquivo Público de Aracaju é referência de estudo para pesquisadores

Cultura
16/01/2020 08h01

Fonte primordial para pesquisadores, estudantes e professores, o Arquivo Público de Aracaju (APA), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), guarda um rico acervo peças para a construção da história sergipana. O Arquivo tem sido fonte para pesquisas que resultam em monografias de conclusão de curso, dissertação de mestrado e teses de doutorado.

A pesquisadora Germana Gonçalves de Araújo é renomada no estado de Sergipe e desenvolve diversas pesquisas. Graduada em Desenho Industrial, mestre em Desenho, Cultura e Interatividade e doutora em Cultura e Sociedade, ela frequenta o Arquivo Público de Aracaju para executar sua pesquisa voltada para a memória gráfica de Sergipe.

“Estamos com um grupo cadastrado no CNPq, é um grupo de pesquisa que se chama “Design e Cultura”, e dentro desse grupo temos uma linha que se chama “Análise de Produção da Imagem”. Daí resolvemos fazer uma pesquisa sobre a memória gráfica de Sergipe para compreender tudo que foi produzido, todos os tipos de impresso dentro do estado, desde a primeira máquina impressora que chegou aqui. Estou fazendo essa busca de garimpeiro dentro dos arquivos aqui no APA” explicou a doutora Germana.

O Arquivo tem um patrimônio documental vasto e um acervo de manuscritos centenários, que guardam e preservam a história da capital. Segundo Germana, a organização do arquivo e do acervo de impressos tem sido importante para o desenvolvimento da pesquisa.

“Nem todos os arquivos que frequentei estão tão bem organizados como esse. Tem sido uma busca intensa já que quando vamos atrás de um documento ou jornal, nós vamos na intenção de descobrir algum dado, e vamos intensificando nossas buscas”, destacou a pesquisadora.

O Arquivo Público de Aracaju fica localizado na rua Estância, 39, bairro Centro. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8hs às 17hs. Para agendar visitas escolares ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato através do telefone: (79) 3179-1381.