Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Cultura

Prefeitura lança Guia do Arquivo Público da Cidade de Aracaju

23/01/2020 10h00

Há mais de 30 anos, o Arquivo Público da Cidade de Aracaju (APA), unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), conserva e guarda parte da história da capital sergipana, a partir da preservação de vasto acervo documental. Para reafirmar a importância do Arquivo Público perante à sociedade aracajuana, a unidade lançou o Guia do Arquivo Público de Aracaju, material que visa divulgar o papel histórico cultural da unidade e que está disponível para download na página do Mapa Cultural de Aracaju.

Para o coordenador do APA, Paulo Fernandes, a criação do guia surgiu da necessidade de maior divulgação do Arquivo Público e de toda a história que ele carrega. “O desenvolvimento do guia surgiu a partir de dois pontos: primeiro, da necessidade de divulgar o Arquivo e seu papel histórico-cultural, ou seja, torná-lo mais conhecido pela comunidade acadêmica e civil; e, segundo, do empenho da professora Martha Souza [do curso de Biblioteconomia e Documentação], que incentivou seus alunos a criarem guias de unidades de informação como trabalho acadêmico avaliativo”, explica.

Idealizado e organizado pela coordenação do Arquivo Público de Aracaju, o guia conta com a parceria da Universidade Federal de Sergipe. Assim, com a orientação da professora Martha Suzana e o trabalho de acadêmicos, sob a coordenação do APA, foi elaborado um primeiro modelo do guia, aprimorado posteriormente pela Funcaju, resultando no Guia Institucional do Arquivo Público da Cidade de Aracaju.

“O Guia do Arquivo Público de Aracaju é um dispositivo informacional importantíssimo, pois apresenta à população informações básicas sobre os serviços oferecidos pelo Arquivo, destacando o papel fundamental não apenas na guarda da memória da cidade, como para a disseminação dessas informações que podem interessar não apenas aos moradores da cidade, mas também aos pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que buscam informações sobre a história da cidade de Aracaju”, ressalta a professora Martha.

No guia constam informações acerca do acervo do APA, que conta com Fundos Câmara, Hemeroteca, Cartográfico e uma seção destina à guarda de documentos administrativos da cidade. Segundo a aluna de Biblioteconomia, Raphaela Mota, participante da execução do guia, é enriquecedor saber que o material facilita a comunicação das unidades de informação.

“Aprendi que ele é um instrumento de referência de uma unidade de informação e que serve de porta de entrada para os novos usuários ou usuários em potencial”, destaca.

O Arquivo Público de Aracaju está localizado na rua Estância, 39, no Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para agendar visitas escolares ou obter outras informações, os interessados podem contatar o órgão pelo telefone (79) 3179-1381.