Três frentes de trabalho garantem celeridade à obra do corredor Augusto Franco

Obras e Urbanização
21/01/2020 16h17

O projeto de requalificação viária e urbanística que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está desenvolvendo na avenida Augusto Franco, antiga Rio de Janeiro,passou a contar, a partir desta terça-feira, 21, com uma terceira frente de trabalho: a de fresagem - retirada -do pavimento da via.
 
As frentes de trabalho iniciaram o processo de remoção do asfalto a partir do cruzamento da avenida com a rua Santa Catarina, bairro Siqueira Campos, no sentido norte/sul, na faixa mais centralizada e imediatamente após o local onde está sendo construída a base de concreto da nova ciclovia. No decorrer dos próximos dias, o serviço de fresagem terá continuidade até chegar à avenida Edélzio Vieria de Melo e a previsão de lançamento do novo asfalto nesse trecho começará a partir da próxima semana.
 
Atualmente a requalificação do corredor Augusto Franco, que faz parte do Projeto de Mobilidade elaborado pela atual gestão, conta, além da retirada do antigo piso asfáltico, com frentes de trabalho atuando com serviços de escavações para nivelar e criar as bases necessárias para os ponto mais centralizado da avenida, e de a consolidação da base da nova ciclovia.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, a partir de agora a obra tende a avançar nos pontos mais emblemáticos do projeto. "O planejamento está enquadrado dentro do cronograma que pactuamos com a empresa que está executando a obra. Começamos a fresagem e ainda nesta semana iniciaremos a aplicação do concreto pigmentado da ciclovia, ou seja, a camada definitiva. Na próxima semana, pretendemos jogar as primeiras toneladas de asfalto que irá recompor a malha asfáltica", garante Ferrari.

Duas frentes de trabalho da obra do corredor Augusto Franco estão concentradas na ciclovia: uma no trecho entre o cruzamento com a avenida Tancredo Neves e a rua Padre Nestor Sampaio e outra entre a rua Santa Catarina e avenida Mariano Salmeron; e a terceira no recapeamento da via, no trecho entre rua Santa Catarina e a avenida Dr. Edélzio Viera de Melo (Explosão), no sentido Sul (Centro/praias); nesse último trecho, o trânsito fica em meia pista.

 O projeto
O projeto deste corredor, no qual a Prefeitura investe cerca de R$9,6 milhões, com recursos conveniados junto ao Governo Federal,  contempla as avenidas Augusto Franco, Etelvino Alves de Lima e Francisco José da Fonseca. No caso da Etelvino Alves não haverá substituição do pavimento, uma vez que a via foi inaugurada recentemente. Já na Francisco José da Fonseca será colocada uma nova camada de asfalto para regularização do pavimento. Nesse corredor, haverá a criação de uma nova faixa para o fluxo de veículos e uma nova ciclovia.