Prefeitura avança na elaboração de projeto para aprimorar e otimizar fluxos de processos

Controladoria Geral do Município
22/01/2020 10h30

Representantes da Controladoria-Geral do Município (CGM) e Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) deram continuidade, nesta quarta-feira, 22, a elaboração do projeto, pioneiro na Prefeitura de Aracaju, que vai mapear e remodelar processos e procedimentos em diversos órgãos municipais.

A primeira etapa do projeto consiste no levantamento de todo o fluxo de trabalho de um determinado setor de uma secretaria municipal. A partir disso, é feito um estudo detalhado de toda a pasta, cujo resultado deve ser apresentado em cerca de dois meses, como explica a gestora de Processos da Coordenadoria Geral de Planejamento da Seplog, Josemara Cruz.

Segundo a gestora, o mapeamento de processos tem o intuito de identificar e desenhar o fluxo de trabalho. “A partir daí, toda uma análise é desenvolvida para apontar oportunidades de melhoria, impactando na redução de tempo do processo, agilidade e até no custo”, explicar.

Realizado na CGM, a reunião de trabalho contou com a participação de servidores do Departamento de Análises e Prestações de Contas. A diretora, Fernanda Lima, considera válida a iniciativa. “As análises das prestações de contas dos órgãos municipais, relativas ao ano de 2019, estão prestes a começar, então poderemos dar celeridade de acordo com as diretrizes trazidas pela equipe da Seplog”, ressaltou.

O mapeamento dos processos é parte integrante do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, e contribui para elaboração do Manual de Procedimento e Rotinas de Controle Interno, que resultará na implantação da Sistemática de Controle Interno nos órgãos e entidades da administração municipal.